Educadores superam as restrições das atividades clínicas, proporcionando uma experiência de aprendizado completa com pacientes virtuais

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
estudante treinando atividade clínica em paciente virtual


Nos últimos anos, a simulação virtual foi introduzida como um complemento à educação clínica. No entanto, as instituições de ensino de saúde não estavam prontas para ensinar de forma totalmente remota. A pandemia de Covid-19 reforçou o potencial por trás de softwares como o Body Interact, um simulador de paciente virtual que permite aos profissionais de saúde de hoje e de amanhã a desenvolverem o raciocínio clínico e habilidades de tomada de decisão.

Disponível em vários dispositivos, o Body Interact subiu ao pódio das soluções de ensino a distância durante o período em que as atividades clínicas estão suspensas. Os educadores têm sido capazes de acelerar a exposição clínica ao fornecer uma experiência completa – tanto do tipo sala de aula online quanto da prática e avaliações individuais do aluno.

O Body Interact é um simulador dinâmico com um algoritmo fisiológico que permite aos usuários observar e entender em tempo real como suas decisões afetam a saúde do paciente. É fácil de usar e muito intuitivo, oferecendo uma variedade de níveis de dificuldade e complexidade. Portanto, o Body Interact atende a diferentes instituições da área de saúde – Medicina, Enfermagem, Serviço Médico de Emergência, Escolas de Ensino Médio, aprimorando sua experiência de aprendizagem em seus laboratórios de simulação.

A fim de facilitar a prática e as avaliações contínuas remotas, o Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem do Body Interact – BI Studio – permite que os educadores acompanhem o progresso e o desempenho dos alunos. Combina a possibilidade de fornecer treinamento físico ou virtual, bem como sessões de avaliação presencial ou online.


Como funciona

Um estudo recente mostrou que o Body Interact melhora a retenção de conhecimento em 20,4% quando comparado às metodologias tradicionais. A gamificação melhora o envolvimento de novos alunos e os capacita a desenvolver ainda mais suas habilidades de tomada de decisão clínica e a confiança em um ambiente seguro.

Os usuários do Body Interact são totalmente responsáveis pelo diagnóstico e pelo plano de tratamento de acordo com as necessidades e condições de saúde do paciente. Desde o diálogo com o paciente, a realização de uma avaliação ABCDE ou a solicitação de exames, o usuário também pode solicitar auxílio de outras especialidades, administrar medicamentos e se responsabilizar por suas próprias decisões clínicas.

Após cada cenário, há o debriefing, que fornece uma revisão passo a passo das ações do usuário e como elas afetaram a condição de saúde do paciente. Além disso, o estudante pode revisar as competências clínicas que foram expostas e aprender as ações que foram perdidas durante a execução do cenário clínico.

Ferramentas integradas Body Interact

A pandemia não apenas retirou alunos de suas escolas, mas também limitou seus planos de atividades clínicas em centros de simulação, reduzindo a possibilidade de praticar seus conhecimentos teóricos nos pacientes.

O Body Interact oferece ferramentas integradas importantes que facilitam a prática e avaliações contínuas remotas. O Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem Body Interact – BI Studio permite que os educadores acompanhem o progresso e o desempenho dos alunos e combina a possibilidade de fornecer treinamento físico ou virtual, bem como sessões de avaliação presencial ou online durante o período de quarentena. Adicionalmente, os educadores podem selecionar cenários específicos (de acordo com os objetivos de ensino) para que os estudantes treinem individualmente ou em grupo, a qualquer hora e em qualquer lugar, testando suas habilidades e conhecimentos, e contribuindo para a construção de equipes e encenações.

Quer saber como integrar o Body Interact em seu curriculo? Fale com a gente!

Leia também:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *