Pesquisar

Você sabe como funciona o braille?

Foto em close de uma pessoa lendo com as pontas dos dedos uma página de um livro em Braille.

Já falamos por aqui sobre a importância do braille na inclusão de pessoas cegas ou com deficiência visual, que o lêem deslizando as pontas dos dedos sobre as linhas de pontos braille em relevo. A escrita em braille é feita com suporte de alguns recursos, incluindo reglete ou a máquina de escrever braille. Mas, você sabe como funciona o sistema de pontos em relevo, criado por Louis Braille em 1837?

A primeira coisa a saber é que o braille é um código e não uma linguagem em si. Mas, antes de iniciarmos a explicação sobre o sistema, vamos falar de um componente básico para iniciar a compreensão, que é a célula braille: ela é composta por seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas. Veja a imagem ao lado.

Cada ponto tem um número de 1 a 6. Começando no canto superior esquerdo da célula está o ponto 1. Descendo na coluna até a linha do meio está o ponto 2 e no canto inferior esquerdo está o ponto 3. No canto superior direito está o ponto 4 enquanto o ponto do meio na coluna direita é o ponto 5. O canto inferior direito é o ponto 6.

imagem da celula braille com os números de 1 a 6

Letras a – j

Cada letra braille é feita de uma combinação de pontos em relevo na célula braille e o seu alfabeto apresenta um padrão: a letra “a” é o ponto 1; a letra “b” é o ponto 1 e o ponto 2, e “c” é o ponto 1 e o ponto 4. Confira a imagem e a tabela abaixo:

Imagem das letras "a" a "j" em braille e ao lado uma tabela com a configuração dos pontos que formam as letras

Letras k – t

O segundo conjunto de letras segue o padrão de adicionar um ponto 3 a cada caractere do primeiro conjunto de letras braille:

Imagem das letras "k" a "t" em braille e ao lado uma tabela com a configuração dos pontos que formam as letras

Letras u – z

O último conjunto de letras adiciona um ponto 6 ao segundo conjunto de letras. No entanto, há uma exceção que interrompe o padrão aqui. Na época em que Louis Braille inventou a primeira versão do sistema, a língua francesa não tinha a letra “w”, que no braille é criada pelos pontos 2, 4, 5, 6.

Imagem das letras "u" a "z" em braille e ao lado uma tabela com a configuração dos pontos que formam as letras. No final a letra 'w".

Letras maiúsculas

Para formar uma letra maiúscula, você deve colocar um ponto 6 antes da letra. Existem também caracteres braille para outras pontuações e símbolos. Ou seja, há muito o que aprender sobre braille!

Números e caracteres em braille

Os números Braille são semelhantes às letras, mas têm um sinal numérico especial na frente para informar aos leitores que os caracteres a seguir são números. Existem também códigos especiais para matemática, notação musical e muitos idiomas têm até seu próprio código braille.

Este é apenas um primeiro contato para quem quer conhecer o sistema braille, mas caso tenha interesse aprofundar o conhecimento, há diversos cursos gratuitos, como o Portal Enxergando o Futuro: https://enxergandoofuturo.com.br/. Fizemos uma matéria sobre este projeto incrível, leia para saber mais: https://civiam.com.br/projeto-enxergando-o-futuro-ensina-online-gratuitamente-o-braille/

Fonte: https://www.perkins.org/how-the-braille-alphabet-works

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes