fbpx

​O que é a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Crianças com tablet de CSA
Crianças com tablets de comunicação alternativa

A CSA, ou Comunicação Suplementar Alternativa, é uma área de prática e pesquisa, clínica e educacional para crianças e adultos, que envolve um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento da linguagem oral, na produção de sentidos e na interação.

As ferramentas da CSA incluem material específico, entre eles, conjuntos de sinais gráficos desenvolvidos especificamente para a comunicação alternativa, agrupados em categorias sintáticas e semânticas, além da utilização de fotos, palavra escrita e alfabeto.

Os símbolos gráficos podem ser organizados a partir de recursos de baixa tecnologia como uma simples folha de papel, até alta tecnologia como computadores e tablets, que através de ações e estratégias clínicas, terapêuticas e pedagógicas na elaboração e acesso aos símbolos se transformam em comunicação.

O princípio da CSA é conceber que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, como um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens ou equipamentos com voz sintetizada, que permitam a interação.

VIII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa

logo VIII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa

ISAAC-Brasil, Associação dos Membros Brasileiros da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC) promove o VIII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa em Campinas (São Paulo, Brasil), de 4 a 7 de dezembro, de 2019, a realizar-se na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e na Fundação Síndrome de Down (Campinas), com apoio da ISAAC Internacional.

O tema desta edição – “PARCEIROS EM DIÁLOGO NA DIVERSIDADE” remete, em um primeiro momento, a situação das pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus interlocutores nos mais diversos espaços sociais além de recursos, que ambos utilizam para o sucesso dessa interação. E, ainda, qual o lugar na sociedade para o devir dessas pessoas para uma participação efetiva em variados contextos e ciclos de vida.

Serão 4 dias de palestras, mesas de dialogos, workshops, mini cursos, oficinas e muitos profissionais experientes envolvidos. Participe!

Saiba mais e veja a programação completa:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *