Maio é considerado o mês do Trabalho, por conta da comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, celebrado no dia 1º/5. Pensando nisso, o Grupo Vamos Papear, do Isaac-Brasil, fará uma live pelo Instagram no dia 23/5, às 19h30, sobre a inclusão de pessoas com necessidades complexas de comunicação no mercado de trabalho. A ação é mais uma iniciativa da campanha “Diversidade no Mercado de Trabalho: OPORTUNIDADE PARA TODOS” do Isaac, que é um capítulo brasileiro da International Society for Augmentative and Alternative Communication (Isaac). Sem fins lucrativos, tem como objetivo promover o desenvolvimento da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência que experimentam dificuldades significativas de se comunicar por meio da fala.
E, apesar do direito de trabalhar ser inerente a todo cidadão, é fato que a inclusão das pessoas com deficiência nas empresas ainda caminha a passos lentos. Por isso, como forma de contribuir com a disseminação da informação e também ser uma fonte de inspiração a gestores, compartilhamos nesta matéria cases de sucesso que tivemos a honra de conhecer e registrar por meio de nossas entrevistas, além de algumas empresas especializadas na seleção de talentos diversos.
Julia Guida Nogueira Magalhães tem 27 anos e é Analista de Riscos Júnior na instituição financeira Itaú Unibanco. Ela é exemplo de que, quando há recursos de tecnologia assistiva adequados e oportunidade, é possível a inclusão no mercado de trabalho acontecer: ela tem CMT4 (Charcot-Marie-Tooth), uma doença rara que compromete a parte neuromuscular, além de ser deficiente auditiva. O processo de sua contratação levou em torno de quatro meses, por conta da aquisição, pela empresa, do mouse ocular, uma vez que Julia utiliza o recurso de tecnologia assistiva para desempenhar sua função. (Confira a matéria completa aqui).
Alice Casimiro tem 25 anos, cursou Letras, recebeu o diagnóstico tardio de autismo nível de suporte 2, TDAH e dispraxia e hoje trabalha como copywriter no Jusbrasil. Escritora, ativista e influencer (ela tem o canal no Instagram @alice_neurodiversa, com mais de 36 mil seguidores), Alice trabalha com o suporte da Comunicação Alternativa em alta tecnologia que ela usa no iPad, com o software TD Snap e o Grid for iPad. No celular Android, utiliza o Assistente de Fala na ausência do tablet. Moradora do Rio de Janeiro, ela conseguiu viajar, com auxílio da CAA, pela primeira vez a trabalho para um evento da empresa em São Paulo. (Veja mais aqui).
A “Serenidade do Toque – Massagem feita por cegos” – ao longo de mais de 15 anos já capacitou mais de mil pessoas com deficiência visual em massoterapia, promovendo a inserção de mais de 800 alunos no mercado de trabalho. A Serenidade tem ainda uma clínica própria para a atuação dos massoterapeutas, além de fazer a ponte entre os formandos e as empresas, resgatando, assim, a autoestima, autonomia e promovendo a inclusão social de pessoas com deficiência visual como profissionais reconhecidos. (Saiba mais aqui).
A iigual é uma empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoas com talentos diversos (profissionais com deficiência, mulheres, negros, maduros, LGBTIs, etc), tendo como motivação a experiência de seus fundadores Andrea e Jaques, que formavam um casal de namorados quando Andrea se tornou cadeirante. (Confira a matéria que fizemos com a Andrea aqui).
Recursos de Tecnologia Assistiva na inclusão profissional
Os recursos de TA e CAA foram desenvolvidos com objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, seja mobilidade reduzida, seja necessidades complexas de comunicação. Dessa forma, contribuem com a inclusão no mercado de trabalho ao disponibilizar as ferramentas necessárias para que pessoas com deficiência consigam desempenhar suas funções, potencializando suas capacidades e, dessa forma, minimizando suas limitações. Saiba mais sobre a Tecnologia Assistiva aqui.
Alguns desses recursos são os métodos de acesso alternativo, que englobam teclados e mouses adaptados, mouse ocular, acionadores, ponteiras, entre outros. Cada um atenderá as necessidades específicas de cada usuário, como, por exemplo, os acionadores por pressão, por sopro, mordida, pelos pés, por sensor de movimento, por agitação, por som – ou seja, são recursos dos mais diversos tipos que ressaltam as infinitas possibilidades de acesso aos dispositivos que o usuário mais usa para se comunicar, trabalhar, estudar e se divertir, transpondo as barreiras causadas pelas limitações ambientais.
Vale destacar que diversos recursos e dispositivos de TA surgiram a partir de necessidades pessoais, como o joystick BJOY Ring, um acionador projetado para melhorar a autonomia no uso da cadeira de rodas, transformando-a em um mouse ao permitir – apenas com o recurso – o acesso a todos os dispositivos do usuário. O joystick adaptado foi desenvolvido pela empresa espanhola Qinera (BJ Live!), que surgiu a partir do diagnóstico de esclerose múltipla de um dos fundadores, Joaquín Romero. Desde então, os irmãos Borja e Joaquín, que tinham formação e conhecimentos em arquitetura técnica e engenharia de telecomunicações, iniciaram o seu primeiro projeto: adaptar a casa de Joaquín para prolongar a sua autonomia, independência e qualidade de vida com a TA. E, assim, passaram a desenvolver os demais recursos.
Outro exemplo é o GlassOuse, um mouse sem fio para ser utilizado com movimentos da cabeça e com cliques feitos por leves mordidas. Assim como a Qinera, a GlassOuse Assistive Device também surgiu a partir de uma questão pessoal: a reflexão de um dos fundadores e CEO da empresa, Mehmet Turker, sobre como uma pessoa com mobilidade reduzida usaria seus celulares ou tablets, em referência ao seu amigo próximo, Carner Cem Mati, que estava paralisado da cabeça para baixo devido a uma lesão grave causada durante um mergulho em alto mar que resultou em paralisia de todo o corpo abaixo da cabeça.
Além desses, existem diversos outros recursos de Tecnologia Assistiva, como sintetizadores de voz, tablets e softwares de Comunicação Aumentativa e Alternativa, que tornarão a sua empresa mais inclusiva e preparada para receber funcionários com deficiência. Caso haja interesse, acesse https://tecnologiaassistiva.civiam.com.br/