“Festival Sem Barreiras” promove o protagonismo da pessoa com deficiência

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn


Até o dia 13 de dezembro acontece a segunda edição do “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), e apoio de várias instituições culturais da cidade.

Em edição totalmente virtual este ano por conta da pandemia, o festival traz como objetivo promover o protagonismo da pessoa com deficiência em duas frentes: na prática, abrindo espaço para artistas com deficiência se apresentarem e mostrarem seu talento; e conceitualmente, transmitindo a todas as pessoas com deficiência mensagem de empoderamento.

“A cultura é a chave que abre portas, muda mentes, conceitos e elimina preconceitos. A criação do Festival Sem Barreiras foi e será, sem dúvida alguma, um agente de transformação na vida de muitas pessoas”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e idealizador do projeto.

Com o sucesso do programa Cultura Inclusiva precursor do Festival, a Prefeitura de São Paulo passou a divulgar os símbolos de audiodescrição, Libras e legenda (closed caption) na programação cultural da cidade, já que estão presentes nos eventos. A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços esses símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual.

A programação é gratuita e todos os espetáculos estão sendo transmitidos em plataforma acessível no Facebook (@smpedsp) e no Canal do YouTube (@inclusaosp) da SMPED, onde ficam gravadas as transmissões. A novidade é que após cada apresentação, os artistas participam de lives ao vivo para um bate papo descontraído para contar um pouco de sua trajetória aos espectadores.

A programação da maioria dos parceiros também é virtual em suas redes e sites. Para detalhes, é preciso checar a programação e agenda de cada um.

Tem teatro, dança, música, literatura, exposição, infantil e circo. Assista!

Mais informações:

https://www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br/programacao.php

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *