No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2/4, a Associação ComunicaTEA participará da 4ª caminhada de conscientização do autismo. O evento, que acontece em São Paulo, é realizado pelo Teapoio e prevê a participação de 20 mil pessoas (https://caminhadadoautismo.org/). E o objetivo da Associação ComunicaTEA durante o evento é divulgar e informar sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) por meio de distribuição gratuita de folders educativos e pranchas de comunicação. “O direito à comunicação é primordial a qualquer indivíduo. No caso de pessoas com autismo, temos como missão disseminar a CAA como forma de encurtar o percurso que praticamente todas nós, da Associação ComunicaTEA, passamos com os nossos filhos quando recebemos o diagnóstico de autismo: um caminho que poderia ter sido facilitado se, logo como primeiro passo, a Comunicação Aumentativa e Alternativa tivesse sido apresentada para nós. Por isso, o nosso papel, principalmente nessa data, é divulgar para toda a sociedade sobre a CAA e sua importância para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC)”, explica Camila Marta, Presidente da Associação ComunicaTEA.
Além disso, ela ressalta a importância também do protagonismo da pessoa com autismo: “Uma das nossas ações que fazemos todos os anos no mês de abril é trazer em nossas redes sociais pessoas com autismo como protagonistas. Este ano, convidamos Alice Casimiro, do canal no Instagram @alice_neurodiversa, e Caroline de Souza, do canal no Instagram @carolsouza_autistando, para escreverem sobre CAA na prática. Ambas as convidadas, além de autistas, são usuárias de Comunicação Aumentativa e Alternativa”, destaca.
A Associação promoverá ainda durante o mês a 3ª turma do Curso ComunicaTEA: “Por onde começar com a CAA?”, que acontecerá no dia 15/4. Larissa Bisol, Secretária da instituição, menciona que o grupo também participará no dia 18/4 de uma palestra na cidade de Amparo/SP com o tema: “Desafios da implementação da Comunicação Aumentativa e Alternativa CAA na prática, pela perspectiva da família”, que será direcionada a familiares.
“Por fim, ainda no mês de abril, a Associação ComunicaTEA pretende lançar o flipbook (livro de comunicação em abas) com símbolos PCS (Picture Communication System), que será disponibilizado gratuitamente na versão digital em nossas redes sociais”, complementa Andréa Cyrillo, Vice-Presidente da instituição.
Para Larissa, uma das grandes dificuldades da disseminação da CAA é a falta de engajamento dos parceiros de comunicação – uma questão muito além do núcleo familiar. “Falta a CAA estar realmente presente na sociedade. Falta informação, conhecimento, inclusão; falta acesso, faltam políticas públicas. E, como ressaltamos, a CAA é acessibilidade, é um direito da pessoa com necessidades complexas de comunicação”.
E para diminuir essas lacunas, a associação ComunicaTEA lançou ainda no ano passado a cartilha “Comunicação Aumentativa e Alternativa – O que é? Quando usar?”, em parceria com o TEAMM, e cuja versão digital pode ser acessada gratuitamente no site da instituição: https://comunicatea.com.br/. “Para produzi-la, fizemos uma campanha em 2022, onde arrecadamos doações para impressão e distribuição gratuita de 2 mil cartilhas para todas as regiões do Brasil. E, até o presente momento, mais de 3 mil pessoas acessaram e baixaram gratuitamente a versão digital”, explica Camila.
Ela destaca também a existência de crenças negativas sobre a CAA, ainda que este movimento esteja cada vez menor. “E para ajudar a esclarecê-las ainda mais, fizemos, em parceria com a fonoaudióloga Alessandra Buosi, uma série de vídeos disponíveis em nosso canal do Youtube, o Comunicatea Pais, sobre os mitos da Comunicação Aumentativa e Alternativa, com o título ‘Vamos falar sobre a CAA’”. Confira:
Andréa complementa: “Por isso, o propósito da Associação ComunicaTEA é dar acesso à sociedade em relação à CAA, garantindo direitos e inclusão social para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) por meio da informação (conscientização) e formação (técnica) de profissionais, familiares e sociedade em geral sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). E nós estamos sempre disponíveis, através da Associação ou em particular, para acolher, empoderar e garantir o direito à comunicação de todos”, enfatiza.
Para este ano, as ações previstas pela Associação ComunicaTEA incluem abordar temas mais específicos, como ‘apraxia de fala e CAA’ (uma condição que muitos autistas apresentam) ainda no primeiro semestre e, no segundo semestre, processamento Gestalt da Linguagem (veja mais sobre o assunto aqui), sempre com foco no uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa. O grupo tem a intenção ainda de organizar lives, produzir materiais e posts com palestrantes nacionais e internacionais. “Também estamos buscando parcerias para participação em eventos presenciais, onde levaremos de forma impressa nosso material disponível gratuitamente em nossas redes sociais. Um desses eventos é o “Futuro Expo”, voltado para a área de educação, que acontecerá em agosto. Temos outras ações em vista e, como acontece todos os anos, em Outubro, considerado o mês de conscientização da CAA, faremos um evento online sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa”, explica Andréa.
Para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Associação ComunicaTEA deixa a seguinte mensagem a todos: “Devemos aceitar as diferenças e estimular as potencialidades. Vamos conversar e aprender sobre as perspectivas – uns dos outros-, e dessa forma preencher nosso mundo com mais amor e aceitação. Comece com você!”.
Mais informações: