6 razões para usar a tecnologia de análise de vídeo para contribuir na melhora da área da saúde

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Fonte: Blog Codimg
Grupo de médicos fazendo uma análise de vídeo de um treinamento

O uso de tecnologia de análise de vídeo, como Codimg, é uma disciplina emergente que pode trazer melhorias para muitos aspectos da saúde e já está sendo utilizada em hospitais em todo o mundo para ajudar a fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes.

Mas, sendo um conceito relativamente novo, há muitas questões em torno da análise de vídeo e o que exatamente ela pode fazer. Neste texto, explicaremos a sua definição e mostraremos algumas maneiras práticas de como a análise de vídeo pode ser usada em centros de saúde e hospitais.

Análise de vídeo: definição

Como dissemos na introdução, a análise de vídeo é uma disciplina emergente, mas que se provou inestimável em muitas áreas da vida.

Pegue o esporte, por exemplo, onde provavelmente teve uma maior aceitação. Existem poucos clubes profissionais que não possuem um departamento de análise de vídeo hoje em dia. Além disso, também tem havido algum movimento recente nos campos da educação e da formação.

E, obviamente, está se tornando cada vez mais comum no campo da saúde.

Então, o que isso envolve?

Basicamente falando, a análise de vídeo faz exatamente o que diz na lata: você filma um cenário e analisa o vídeo resultante. Essa análise é então usada para identificar áreas de fraqueza onde a prática pode ser melhorada.

Agora, isso pode soar como algo que você poderia fazer com uma caneta e um pedaço de papel, certo? E é até certo ponto. Mas a grande vantagem do software de análise de vídeo especializado é que você pode coletar grandes quantidades de dados, filtrá-los e usá-los de uma forma extremamente fácil, rápida e confiável.

Vejamos o processo típico para fazer isso:

As três fases da análise de vídeo

Geralmente, há três estágios principais no processo de análise de vídeo, que são:

• Observação e marcação
• Análise
• Divulgação

Neste vídeo, Esther León, Coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Laboratório de Simulação da Universidade de Barcelona, explica mais sobre este processo:

Observação e marcação

O estágio de observação e marcação começa com a criação de um modelo de botão. O modelo contém todos os critérios de observação que você combinou previamente com sua equipe e está dividido em categorias e descritivos.

tela do software Codimg onde configura os botões

Exemplo:

Você está observando um grupo de alunos fazendo simulação médica na sala de cirurgia. Um aspecto do seu briefing é verificar se os padrões de higiene são mantidos e se todos os protocolos são seguidos. Para isso, você criou um modelo de “Higiene” no Codimg. Contém categorias essenciais para boas práticas de higiene.

Você cria vários botões com nomes como “Esfrega”, “Luvas”, “Equipamento esterilizado”, “Desinfecção”, entre outros. Estas serão as suas categorias principais.

Em seguida, você cria outro grupo de botões, que serão seus descritivos e descrevem como as categorias são feitas. Você cria 3 botões de classificação “Bom”, “Insatisfatório” e “Ok”. Cria também um botão “Descritivo” para cada membro da equipe que participa da simulação e sua função, por exemplo, “Jen Smith – Cirurgião”, “Bobby Fletcher – Anestesiologista”, “Pete Brown – Enfermeira Chefe”, “Simone Michaels – Assistente”.

Você percebe durante a simulação que Bobby Fletcher manuseia o equipamento de uma maneira que o deixa em um estado não esterilizado. Ao ver isso, você pressiona os botões “Equipamento Esterilizado> Bobby Fletcher> Insatisfatório”. Isso, por sua vez, “marca” aquele momento específico no vídeo para que você possa assistí-lo novamente instantaneamente, sem ter que pesquisar horas de fita depois, facilitando os pontos de atenção que precisa relembrar.

Você tem 5 modelos diferentes para diferentes aspectos da simulação que deseja avaliar.

E é assim que você forma a base de sua análise. Ao marcar ações no vídeo, você constrói um banco de dados de informações sobre o desempenho dos alunos no evento simulado. Isso pode parecer um processo demorado, mas garantimos que é muito fácil criar os modelos de botão com Codimg e, com um pouco de prática, você será capaz de marcar o vídeo de forma rápida e eficiente.

O que nos leva à próxima etapa do processo.

Análise

Tela do software Codimg de análise

Esta é a parte em que você usa todos os dados que coletou para avaliar o sucesso do cenário que está sendo observado, a fim de dar recomendações.

Você tem um banco de dados de videoclipes marcados que podem ser pesquisados usando o Codimg Data Matrix, onde todas as suas categorias e descritivos são colocados em uma grade de intersecção. Por exemplo, se você quiser encontrar todas as ações de Equipamento Esterilizado Insatisfatório de Bobby Fletcher, você encontrará onde elas se cruzam na grade. Um clique na seção apropriada exibirá todos esses incidentes em um segundo.

Você pode filtrar as informações da maneira que achar desejável.

Outros métodos de análise incluem o poderoso Codimg Dashboard, que mostra uma representação visual dos dados que você coletou de uma forma fácil de ler.

É possível também exportar seus dados para o Excel para uma visualização mais tradicional.

Então, aí está, todos os dados e clipes de vídeo de que você precisa para concluir sua análise em suas mãos.

Apresentação

Tela do software Codimg de apresentação

E é aqui que as ferramentas de produção de vídeo do Codimg entram em ação. Com Codimg Presentations é muito fácil criar uma lista de ações que você deseja compartilhar e produzir um vídeo com base nelas. Um simples clique em qualquer tag que você fez no vídeo adicionará aquela ação à lista e, uma vez que você tenha tudo que você precisa, outro clique irá produzir um vídeo sem aparência dessa lista em formato .mp4 para fácil compartilhamento.

Nos vídeos, você pode incluir informações adicionais. Por exemplo, você pode adicionar desenhos sobre os vídeos usando o telestrator embutido, slides do PowerPoint para separar capítulos, adicionar suas próprias notas de áudio ou música e muito mais.

Tudo isso leva a vídeos profissionais, informativos e objetivos que podem ser usados ​​em reuniões e debriefings para fazer recomendações de melhorias.

Então, por que você deveria usar a análise de vídeo? Vamos mergulhar um pouco mais fundo…

5 razões para usar Codimg

# 1. É adaptável a qualquer situação

Como você decide os critérios de observação e cria o modelo de botão por conta própria, o Codimg pode ser usado para analisar qualquer cenário que possa ser observado. No campo da saúde, isso pode incluir:

• Qualquer tipo de simulação
• OSCE
• Pesquisa médica
• Cirurgia real
• Processo de admissão
• Realização de fisioterapia
• Cuidado na enfermaria
+ muitas outras situações.

# 2. É 100% objetivo

Todos nós conhecemos o velho ditado “a câmera não mente” e nunca houve uma palavra mais verdadeira dita. Codimg oferece evidências reais e irrefutáveis ​​quando necessário em sessões de debriefing, avaliações OSCE, avaliações ou mesmo procedimentos disciplinares.

O objetivo do uso de análise de vídeo deve ser identificar áreas de fraqueza dentro da organização ou equipe. Codimg permite coletar evidências que podem realmente gerar a mudança.

Como afirma Pablo Jorge, Cardiologista e Instrutor de Simulação Clínica Avançada do Hospital Universitário das Ilhas Canárias, “o poder de analisar e refletir sobre as ações realizadas em um ambiente seguro como o laboratório de simulação é uma ferramenta fundamental para superar a cultura do erro ”.

# 3. É fácil de usar

Ok, o que você leu sobre o processo pode parecer assustador, mas garantimos que o Codimg é, na verdade, uma ferramenta bastante simples de usar. Na verdade, a maioria das pessoas será capaz de se levantar e analisar com algumas horas de prática com o mínimo de instrução.

Claro, há uma curva de aprendizado e pode demorar um pouco mais para você compreender alguns dos recursos mais avançados oferecidos, mas a natureza intuitiva do Codimg permite todos os tipos de experimentação.

Ao mesmo tempo, nós da Codimg, orgulhamo-nos do nosso cliente e do serviço pós-venda. Estaremos ao seu lado em todas as etapas do caminho e estaremos disponíveis para ajudá-lo a obter o máximo de seu software.

# 4. É leve

Você não precisa de muitos equipamentos para começar a análise de vídeo. Na verdade, uma configuração básica de um computador e câmera o ajudará a começar a trabalhar.

Agora também pode ser um bom momento para mencionar nosso aplicativo para iPhone e iPad, o Codimg View, que permite filmar e marcar o vídeo ao mesmo tempo, diretamente do app. Isso significa que há muito pouco a ser configurado antes de iniciar a análise.

Claro, isso é mais útil para o estágio de observação de sua análise. Para o segundo e terceiro estágios, você precisará transferir os dados coletados através do seu iPad para o seu desktop para posterior análise e produção de vídeo que, felizmente, é um processo muito fácil. Um clique transferirá todos os seus vídeos e dados por meio de uma conexão wi-fi.

Segundo Óscar Martínez, Ginecologista e Chefe de Simulação e Emergências Obstétricas do Hospital Puerta de Hierro de Madrid, “o Codimg permite uma avaliação clara de uma simulação. Simples, prático e muito portátil. Elimina a necessidade de grandes equipamentos e salas amplas. Nos permite simular em qualquer lugar. Ele democratiza a simulação.”

# 5. É inovador

Embora ainda não esteja disponível em TODOS os hospitais de primeiro mundo, a tendência está definitivamente indo nessa direção.

Como acontece com todas as novas disciplinas, os centros de saúde mais modernos e inovadores estão na vanguarda em pegar o bastão de análise de vídeo e trabalhar com ele. Isso acabará sendo repassado através das fileiras até que, eventualmente, a análise de vídeo se torne tão comum na área de saúde quanto o estetoscópio.

Outro ponto a mencionar é que as pessoas gostam de usar Codimg. Percebemos que os alunos, em particular, realmente respondem ao uso inovador da tecnologia que tem grande valor como ferramenta de autoavaliação.

# 6. Salva vidas

No final do dia, por que estamos fazendo isso? Codimg não é apenas mais um Big Brother, apontando uma câmera para sua prática de trabalho e esperando pegá-lo.

Não, esta é uma ferramenta de APRENDIZAGEM.

E, por mais que possamos pensar, nenhum de nós é perfeito. Todos nós podemos nos beneficiar ao ver nossos erros e usar esse conhecimento para melhorar nossas práticas de trabalho, quer você trabalhe em uma sala de aula, em um depósito ou em um campo de futebol.

Mas em um hospital, isso é especialmente verdadeiro. A capacidade de aprender com seus erros não apenas aumentará a eficiência, mas também salvará vidas.

Conforme o Prof. Manuel Maynar, Diretor Científico de Tecnologia Médica da Universidade de Las Palmas, “a tecnologia foi desenvolvida para que o médico possa dedicar mais tempo aos seus pacientes”.

Conclusão

Esperamos que este texto tenha ajudado você a ver o potencial da análise de vídeo na área de saúde.

Se você quiser experimentar o Codimg e ver em primeira mão os benefícios que ele pode trazer, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected], que estaremos à disposição para oferecer uma apresentação gratuita do software e um bate-papo descontraído sobre o melhor uso em sua instituição.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *