
Fonte: Agência Senado
Nesta terça-feira (17/9), o cartunista Mauricio de Sousa será homenageado pelo Senado em reconhecimento a sua obra em favor da inclusão social por meio de personagens infantis com algum tipo de deficiência em suas tão famosas histórias em quadrinhos.
O requerimento para a homenagem foi uma solicitação do senador Eduardo Gomes (MDB-TO) aprovada na quarta-feira (11) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo ele, a inclusão social promovida pelo cartunista por meio das crianças com algum tipo de deficiência desmonta preconceitos.
Quatro personagens da Turma da Mônica estarão com ele no evento: Mônica, Cebolinha, Luca (menino cadeirante inspirado nos atletas paralímpicos e fã de Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso que ficou paraplégico) e Dorinha (garota cega inspirada na educadora Dorina Nowill, criadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos). O evento, que acontecerá no Auditório Petrônio Portella, a partir das 14h30, reunirá cerca de 200 crianças com deficiência que estudam em escolas públicas do Distrito Federal e em instituições conveniadas com o governo local.
Na ocasião será exibido o Cine Gibi, uma série animada com sete episódios com duração de 71 minutos envolvendo os personagens mais conhecidos da Turma da Mônica.