Pesquisar

Dia do Médico-Veterinário, uma data para homenagear os profissionais que atuam muito além dos cuidados com os pets

No dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Médico-Veterinário para homenagear os profissionais que se dedicam para preservar a saúde dos animais e na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses, além do controle de produtos de origem animal consumidos pela população. Também atuam em melhoramento genético animal e, ainda, com reprodução animal. A data celebra a regulamentação da profissão no país, pois foi nesse dia, no ano de 1933, que foi sancionado o decreto que regulamenta o exercício do médico-veterinário no Brasil. Anos depois, em 1940, o diploma de curso superior em Medicina Veterinária passou a ser exigido para trabalhar na área. Também instituiu-se a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão que fiscaliza o exercício da profissão no Brasil.

Ao longo desses 90 anos de profissão regulamentada, a disponibilidade de cursos de Medicina Veterinária cresceu consideravelmente: segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil é o país com mais cursos de veterinária do mundo, totalizando hoje 536 escolas com autorização de funcionamento, sendo 22 no modelo EaD (Ensino a Distância).

“Daí a importância do estudante interessado em cursar Medicina Veterinária fazer uma escolha assertiva em uma instituição de ensino que ofereça qualidade na grade curricular e estrutura inovadora”, salienta Rodrigo Guerrero Mendes, Coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINOVE, que complementa: “Idealizamos o curso de Medicina Veterinária, lançado em 2018, com estrutura de ponta – laboratórios de simulação realística, equipados com manequins de habilidades, tanto de pequenos e grandes animais (cão/gato/bovino/equino) – para oferecer ao aluno a melhor capacitação para o exercício da profissão”, diz. Hoje, o curso de Medicina Veterinária da instituição conta com 3 mil alunos e é disponibilizado nos cinco campus da UNINOVE: Vila Maria, Vila Prudente, Vergueiro, Santo Amaro e Barra Funda. “A primeira turma se formou em julho deste ano com 100 alunos e, para nós, é motivo de orgulho, uma vez que formatamos o curso minuciosamente para formar profissionais qualificados e prontos para atuar com a vida animal com excelência, em qualquer das áreas escolhidas”, ressalta o Coordenador.

Segundo Mendes, para que o estudante se torne um excelente profissional, não basta apenas a paixão pelos animais, que ele considera algo que deve ser inerente a todos que querem exercer a profissão de médico veterinário: “É preciso ir além do amor pelos animais, é preciso dedicação de horas de estudo, participação contínua nas aulas, realizar cursos extracurriculares, além dos estágios. E, depois de formados, continuar sempre estudando por meio de especializações, mestrado e doutorado. E, claro que estar sempre antenados às novas tecnologias também faz parte de se manterem sempre atualizados para o exercício da profissão”, destaca. 

Tecnologia que, de acordo com Rodrigo, é um dos principais investimentos que a UNINOVE compreende como necessários atualmente: “A tecnologia está para nos auxiliar em tudo e, quando falamos na formação dos nossos alunos, os simuladores veterinários e manequins de  habilidades tornam o treino cada vez mais realista, preparando, de forma mais completa os estudantes, uma vez que a simulação permite treinar e errar inúmeras vezes em ambiente seguro e controlado. Por isso, a Reitoria da UNINOVE está sempre disposta a investir em novas tecnologias que irão contribuir com o ensino da Medicina Veterinária”, cita Mendes.

Além disso, a instituição inaugurou no primeiro trimestre deste ano o Hospital Veterinário da UNINOVE, localizado na Barra Funda (SP), com atendimento diferenciado para consultas, exames, cirurgias, entre outros, a preços acessíveis. Saiba mais: clique aqui.

Campanha “Médico-Veterinário. Médico com V de Vida”

É bastante comum as pessoas associarem os médicos-veterinários apenas aos cuidados com cães e gatos, mas esses profissionais atuam em diversos outros setores, como prevenção de zoonoses, doenças transmitidas de animais para seres humanos; inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, nas perícias médico-veterinárias; em ensino e pesquisa em todo o país, entre outros.

Para mostrar à sociedade a amplitude do trabalho desenvolvido pelos profissionais e homenagear os médicos-veterinários pelo seu dia, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) lançam a campanha nacional “Medicina Veterinária: é ciência, é medicina, é agro, é única e vai além”. 

O objetivo é mostrar as diversas áreas em que os profissionais estão inseridos e que pouca gente conhece. A campanha ainda reforça o slogan “Médico-veterinário. Médico com V de Vida”, que vem sendo trabalhado desde 2021, para reforçar o conceito de saúde única, ou seja, a conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana.

O Brasil conta com quase 240 mil médicos-veterinários, dos quais 182,3 mil estão em atuação. Tradicionalmente, esses profissionais são conhecidos por tratar da saúde dos animais, mas realizam um trabalho que vai muito além desse cuidado. 

Aumento da demanda do mercado pet

Segundo uma pesquisa realizada pela União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de animais aumentou 400% durante a pandemia da COVID-19, tornando-se uma saída para suprir a solidão decorrente do isolamento social. 

Além disso, um outro estudo, realizado pela Petcare da CVA Solutions, mostra que houve aumento, durante a pandemia, de 30% nos gastos mensais com os cuidados com os pets (rações, roupas, planos de saúde, medicamentos, entre outros). A pesquisa foi finalizada em fevereiro de 2022 e ouviu 4.701 tutores de cães e gatos de todo o país.

Um outro levantamento, feito pelo Radar Pet, em 2021, revelou ainda que, cada vez mais, brasileiros estão vendo os pets como filhos: houve um aumento do número de casais sem filhos entre donos de animais de estimação e de parcela de brasileiros que identificam seus bichinhos como membros da família. 

Fontes: 

UNINOVE

Assessoria de imprensa do Conselho Federal de Medicina Veterinária

https://extra.globo.com/brasil/noticia/2023/03/brasil-o-pais-com-mais-cursos-de-veterinaria-do-mundo-novas-vagas-sao-abertas-sem-condicoes-minimas-diz-conselho-profissional-25674792.ghtml

https://agemt.pucsp.br/noticias/adocao-de-animais-aumentou-400-na-pandemia#:~:text=Isolamento%20social%20foi%20estimulo%20para,fossem%20companhias%20em%20tempos%20pand%C3%AAmicos.&text=A%20ado%C3%A7%C3%A3o%20de%20animais%20de,solid%C3%A3o%20decorrente%20do%20isolamento%20social.

https://www.florence.edu.br/blog/dia-do-medico-veterinario/

https://caesegatos.com.br/humanizacao-de-pets-durante-pandemia-infla-mercado-de-produtos-e-servicos-diz-estudo/

https://g1.globo.com/pop-arte/pets/noticia/2022/01/14/cada-vez-mais-brasileiros-veem-pets-como-filhos-tendencia-criticada-pelo-papa.ghtml

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes