A linguagem é uma habilidade aprendida. Toda criança, desde que nasce, é exposta à comunicação oral. Ouvindo as palavras, ela começa associar os sons a objetos, ações, sentimentos, pessoas… e, aos poucos, começa a tentar reproduzir os mesmos sons, iniciando o processo de fala. Com a Comunicação Aumentativa e Alternativa é a mesma coisa. A criança com necessidades complexas de comunicação precisa aprender a usar o seu sistema de comunicação através do exemplo. A modelagem, ou estimulação de linguagem auxiliada, é o caminho para mostrar ao usuário como o seu sistema de CAA funciona e para quais funções de comunicação usar cada símbolo.
Os usuários de Comunicação Aumentativa e Alternativa precisam VER e OUVIR outras pessoas se comunicando por meio dos seus dispositivos em situações corriqueiras do dia-a-dia, assim como as crianças em desenvolvimento necessitam estar expostas à comunicação.
O que é modelagem?
Vamos começar explicando um pouco melhor: modelar é essencialmente tocar nos símbolos que são associados às palavras no dispositivo de Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto fala, demonstrando o uso do dispositivo para comunicar-se em situações reais e significativas. A modelagem pode ser utilizada por qualquer parceiro de comunicação. Confira as dicas que os especialistas da Tobii Dynavox (uma das principais empresas de CAA do mundo e parceira da Civiam) selecionaram:
- Toque nos símbolos associados às palavras no dispositivo enquanto fala – recomendamos modelar palavras centrais, aquelas palavras flexíveis e funcionais que podem ser usadas em qualquer ambiente e que alcançam uma variedade de funções de comunicação (por exemplo, palavras como quero, mais, eu…).
- Use palavras-chave em suas frases – não há necessidade de modelar todas as palavra; em vez disso, tente modelar uma a duas palavras por vez, que o usuário normalmente utilizaria.
- Não coloque expectativas no usuário de CAA de produzir nada – modelar é simplesmente mostrar.
- Não se preocupe em cometer erros – não sinta que precisa saber tudo sobre o dispositivo de CAA. Se cometermos erros, estamos na verdade demonstrando ao usuário de CAA que não há problema em cometer erros. Também podemos modelar para o usuário CAA como tentamos corrigir um erro.
- Pense em voz alta enquanto navega no dispositivo – pensar em voz alta ajuda a modelar a navegação para o usuário de CAA. Tente dizer coisas como “acho que vou procurar essa palavra nesta pasta” ou “opa, não está aí – preciso voltar”.
Benefícios da Modelagem
Os benefícios da modelagem são diversos ao usuário de Comunicação Aumentativa e Alternativa, como melhora nas habilidades linguísticas, maior uso da CAA ao ver outra pessoa se comunicando da mesma maneira, aumentar cada dia mais o repertório de palavras, entre outros. Além disso, a modelagem beneficia também o parceiro de comunicação:
• Aprende a localização do vocabulário
• Diminui a velocidade da fala
• Enfatiza palavras e ideias-chave
• Interage com mais naturalidade
A modelagem é uma estratégia fácil de ser implementada e que repercutirá no sucesso da comunicação do usuário de CAA. Por isso, envolva todos na modelagem, como pais, avós, irmãos, professores, terapeutas, babás!
Veja um exemplo de como praticar a modelagem:
Compartilhamos ainda um material desenvolvido pela Tobii Dynavox, traduzido pela nossa equipe, para incentivar familiares, terapeutas e professores a praticarem a modelagem com palavras básicas, utilizadas no dia a dia. Cada palavra segue um plano de atividades com orientações de como os parceiros de comunicação podem conduzir a modelagem, com o apoio de livrinhos com as palavras que estão sendo trabalhadas para a prática da estratégia. As atividades são projetadas para serem usadas ao longo de uma semana e você tem a flexibilidade de usar o material da maneira que for mais favorável ao seu aluno ou ao seu filho.
O material pode ser acessado e baixado no link abaixo, mas fiquem atentos, porque iremos acrescentar ao longo do mês mais palavras acompanhadas do plano de atividades e seus livrinhos. Começaremos com a palavra QUERO.