Pesquisar

Cosmo: aprendizado lúdico que gera resultados reais nas escolas

Foto de um professor usando o Cosmo junto com sua turma de alunos

Promover uma educação verdadeiramente inclusiva vai muito além de adaptar conteúdos: envolve criar experiências de aprendizagem em que todos os alunos possam participar, se expressar, se desenvolver, independentemente de suas habilidades ou necessidades. É nesse contexto que o Cosmo se destaca como uma ferramenta inovadora de inclusão escolar: trata-se de um sistema de aprendizagem multissensorial que gera resultados reais ao apoiar o desenvolvimento holístico de competências através de uma abordagem inclusiva e centrada no brincar de forma encantadora! Co-projetado com professores e terapeutas, Cosmo foi desenvolvido partindo de um princípio fundamental: o Design Universal para a Aprendizagem (DUA), o que significa que ele é um recurso inclusivo por natureza, pensado para atender todos os alunos, em diferentes contextos educacionais e terapêuticos, podendo ser trabalhado de forma multidisciplinar.

Mais do que um recurso tecnológico, o Cosmo é uma solução educacional inclusiva, que transforma a maneira como escolas acolhem a diversidade e garantem o direito de aprender de todos os alunos – desde o primeiro dia!

Por meio de um aprendizado focado na diversão, Cosmo estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, social, emocional e comunicacional, promovendo uma participação ativa de todos os estudantes. Ele é composto por oito botões tecnológicos chamados Cosmo Dots, que representam o coração das experiências e a essência do sistema: cada botão é um controlador multissensorial habilitado para Bluetooth, que oferece feedback visual encantador (LEDs multicoloridos), auditivo e tátil. O Cosmo pode ser utilizado:

  1. De forma autônoma, integrado a aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e ferramentas de terceiros.
  2. Em grupo, favorecendo o engajamento coletivo e atividades com toda a sala.

Com sensibilidade ao toque ajustável, design robusto, bateria de longa duração e funcionamento plug-and-play, o Cosmo Dot garante acessibilidade, durabilidade e facilidade de uso – elementos essenciais para a rotina escolar inclusiva.

Dessa forma, o Sistema de Aprendizado Cosmo combina três aspectos fundamentais, que o tornam inovador: um único aplicativo, intuitivo e acessível; hardware interativo multissensorial (os Cosmo Dots); e atividades baseadas em evidências, desenvolvidas com educadores e terapeutas. Esse tripé permite que o Cosmo seja facilmente adaptável a qualquer capacidade, idade ou ambiente, promovendo maior engajamento, melhor retenção de conhecimento e aumento da confiança dos alunos. Para escolas, diretores e coordenadores, isso se traduz em salas de aula mais motivadas, participativas, produtivas e acolhedoras.

O Sistema de Aprendizagem Cosmo é amplamente utilizado e validado em diferentes contextos:

Foto de diversas crianças tentando bater a mão e/ou o pé nos dots do Cosmo enquanto eles acendem luzes coloridas
  • Sala de aula inclusiva – atividades que se adaptam às necessidades motoras e cognitivas, ampliando a participação de todos os alunos.
  • Aulas de educação física – diversas atividades do Cosmo aliam exercícios físicos com música, jogos de memória, de sequência, entre outros.
  • Terapia – sessões estruturadas, ricas em estímulos sensoriais, que apoiam regulação emocional, comunicação e habilidades funcionais, sem configurações complexas.
  • Sala de aula de música – ritmo, criatividade e expressão integrados ao currículo, fortalecendo tanto a educação musical quanto abordagens terapêuticas.
  • Educação infantil – interações práticas que desenvolvem foco, coordenação e habilidades sociais, facilitando a transição para etapas posteriores.

Vale destacar que o Sistema de Aprendizagem Cosmo recebeu diversas premiações:  Melhor Tecnologia Assistiva pela BETT; Educação Acessível 2023 (pela AbilityNews), Tecnologia Inclusiva do Ano (pela Nasen, 2025) e pré-selecionado como Excelência em Educação Especial 2026 (Music & Drama Education Awards 2026).

Módulos de aprendizado: um ecossistema inclusivo

O Sistema de Aprendizagem Cosmo oferece duas suítes, que reúnem as atividades em um único app:

Cosmo Ability – combina o aplicativo com 8 Dots interativos para tornar o aprendizado lúdico e inclusivo. As atividades são agrupadas em conjuntos, cada um focado em uma área de aprendizado fundamental. Oferece uma coleção de atividades interativas estruturadas que desenvolvem habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais por meio de brincadeiras estruturadas e multissensoriais. São voltadas a alunos neurodivergentes, como pessoas com TDAH, Autismo, Paralisia Cerebral, entre outros; pessoas com necessidades físicas, sensoriais ou de desenvolvimento. 

Cosmo Music – é uma coleção de atividades interativas que transformam ritmo, som e movimento em experiências musicais inclusivas que desenvolvem foco, coordenação e confiança por meio da brincadeira, democratizando a prática musical e fortalecendo autoestima, autoexpressão, foco e trabalho em equipe – tanto em contextos educacionais quanto terapêuticos.

Desafios da inclusão nas escolas

Diante dos desafios e das demandas cada vez mais diversas presentes no contexto educacional, o Cosmo se consolida como uma solução inovadora e profundamente alinhada aos princípios da educação inclusiva. Ao unir tecnologia assistiva, aprendizagem baseada no brincar e fundamentos do Design Universal para a Aprendizagem, o sistema amplia possibilidades, reduz barreiras e garante que cada aluno tenha voz, participação e protagonismo em seu processo de aprendizagem.

Mais do que engajar, o Cosmo transforma práticas pedagógicas, fortalece o trabalho colaborativo entre educadores e terapeutas e contribui para a construção de ambientes escolares mais equitativos, acolhedores e eficazes. O inovador sistema de aprendizagem vem conquistando as escolas no exterior e, no Brasil, alguns municípios já vêm investindo no recurso como potencial ferramenta inclusiva para as salas de aula, como é o caso de Campinas/SP:

Por isso, ao investir em uma solução flexível, baseada em evidências e pensada para todos, escolas reafirmam seu compromisso com o direito de aprender, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a autonomia, a confiança e o bem-estar de cada estudante – hoje e ao longo de toda a sua trajetória educacional.

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes