Um gesto em contrapartida ao consumismo da Black Friday

No dia 2 de dezembro, a ONG Ritmos do Coração participará de mais uma edição do Dia de Doar (GivingTuesday) – um movimento global realizado na primeira terça-feira de dezembro, que nasceu como uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday: depois de dias focados em comprar, por que não dedicar um dia para doar, ajudar e compartilhar?
A iniciativa rapidamente se espalhou pelo mundo e, hoje, é celebrada em mais de 80 países, tendo sido iniciada no Brasil em 2014 pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação – que reúne pessoas, empresas e organizações do mundo todo em torno do propósito de inspirar ações de doação e engajamento social.
A Ritmos do Coração aderiu oficialmente ao Dia de Doar em 2019, quando foi uma das organizações selecionadas pela Doare, plataforma online que conecta entidades sociais a doadores em todo o país, para participar da campanha “Doa Brasil”. Desde então, a ONG participa anualmente da mobilização: “Em tempos em que o consumo é amplamente estimulado, o Dia de Doar surge como uma oportunidade de repensar valores e praticar a generosidade – nos possibilita praticar atos de empatia que inspiram outras pessoas. Todos podemos desempenhar um papel para tornar o mundo um lugar melhor. O movimento precisa crescer – há muito trabalho a ser feito para fortalecer o senso de responsabilidade coletiva”, ressalta Viviane Rose Fowler, presidente da ONG Ritmos do Coração.
Brincar: um direito de todas as crianças
A Ritmos do Coração atua há 10 anos na defesa do Direito ao Brincar de crianças com deficiência, promovendo convivência, dignidade e inclusão por meio de atividades artísticas, culturais e terapêuticas. Por isso, para a ONG, a campanha do Dia de Doar não poderia ter outra causa a não ser o brincar inclusivo: “Queremos contribuir para que as crianças com deficiência brinquem mais e convivam mais com as demais crianças, assim como com seus pais, avós e familiares. Por isso, na época da nossa primeira participação na campanha, criamos o slogan: “Seja feliz! Faça alguém feliz! E Vem Brincar Também!” enfatizando a importância de nosso projeto “Vem Brincar Também!”, criado em 2015 em prol do direito ao brincar inclusivo e acessível contribuindo para a redução da exclusão e do isolamento das crianças com deficiência através do brincar, resultando em mudanças significativas em sua percepção do mundo, aumentando o seu interesse, motivação e para que a alegria e felicidade da infância sejam possíveis para todas as crianças!”, salienta Viviane.
Ela explica que em 2023 a campanha do Dia de Doar foi direcionada para dar início a um novo projeto da ONG, intitulado “Lugar de Brincar”, cujo foco é o respeito e o encorajamento da potência criativa das crianças unindo em um espaço acessível e acolhedor, repleto de possibilidades, com brincadeiras, música/musicoterapia, movimento/psicomotricidade, contação de história, teatro, quintal, ateliê e construção de brinquedos. “Os ambientes e materiais são preparados no intuito de proporcionar estímulos sensoriais e diversificados para crianças com diferentes tipos de deficiência, de 03 a 12 anos, onde elas podem aprender e, ao mesmo tempo, se divertir. Tudo é realizado por profissionais qualificados (terapeutas/educadores) que desenvolvem as propostas juntamente com mães experientes e super dedicadas que dão o suporte necessário a toda a equipe, acolhendo com sensibilidade e acompanhando o processo de execução do projeto, além de cuidarem de todos os detalhes antes e durante a realização das ações”, explica Viviane. Assim, as crianças, acompanhadas pelos responsáveis, participam de oficinas que incentivam a criatividade, a curiosidade, o afeto, nutrindo a imaginação, o fazer ativo, estimulando a interação e conduzindo a prática da autonomia.
O projeto acontece todo segundo sábado do mês, das 10h às 12h, com capacidade para atender 40 crianças. Para facilitar a participação das famílias, a ONG oferece o serviço de transporte Atende-Eventos, com embarque e desembarque porta a porta. As inscrições são gratuitas e realizadas com um mês de antecedência, por meio de formulário divulgado nas redes sociais da OSC e Ponto de Cultura Ritmos do Coração.
Assim, desde então, o “Lugar de Brincar” passou a ser o foco da Ritmos do Coração para o Dia de Doar. “Brincar é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e a falta de brincadeiras tem um impacto negativo no futuro das crianças – aquelas que não brincam, seja por falta de tempo ou incentivo, tornam-se mais inseguras em relação a tudo que fazem. A ausência das brincadeiras na infância bloqueia as habilidades sociais e limita a possibilidade de a criança sentir que ela pode fazer as coisas que deseja, afetando a sua autoconfiança. Por isso, o brincar representa mais do que um direito fundamental, é um poderoso instrumento de desenvolvimento e inclusão”, ressalta Viviane.
Ela enfatiza ainda que não é um brincar de qualquer jeito: “É preciso tornar o brincar acessível por meio de brincadeiras e brinquedos adaptados, planejando as adequações dos conteúdos e a confecção de materiais de Comunicação Aumentativa e Alternativa que fazemos com o uso do software Boardmaker 7, tornando-os apropriados às especificidades inerentes a diferentes tipos de deficiência. Além disso, criamos novas estratégias, modificamos algumas regras ou reforçamos o apoio, sempre que necessário, de modo a estimular a convivência e o brincar entre crianças com e sem deficiência. Para tanto, a mediação de adultos – sejam pais, educadores ou profissionais especializados no brincar – é essencial, pois contribui para a superação de barreiras e a promoção da interação e o aprendizado de todos os envolvidos”.
Como participar do Dia de Doar em prol do “Lugar de Brincar’, da Ritmos do Coração
Desde o dia 5 de novembro, a ONG está mobilizando apoiadores para doar por meio do Programa Nota Fiscal Paulista, com a meta de alcançar 50 doadores automáticos (atualmente, eles somam 21). “A Nota Fiscal Paulista é uma forma prática e sem custo de apoiar projetos sociais: ao cadastrar a doação automática, os créditos gerados em suas notas fiscais são transferidos diretamente para a instituição. Além de contribuir com uma causa social, o doador também concorre a prêmios mensais, que podem chegar a R$ 2 milhões no sorteio de dezembro. Direcionar os créditos da Nota Fiscal Paulista é uma forma legítima e contínua de exercer a cidadania e transformar pequenas ações em grandes impactos sociais”, reforça Viviane. Confira o passo a passo para doar:
1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br
2. Vá até a opção Entidades:
No menu, clique em “Doação de cupons com CPF (automática)”.
3. Digite o CNPJ da instituição que deseja ajudar: 11.433.432/0001-02 (Ritmos do Coração).
4. Clique em “Confirmar a Doação Automática”.
No Instagram da Ritmos do Coração, há também um tutorial em vídeo:
https://www.instagram.com/s/aGlnaGxpZ2h0OjE4MTY2NTI2NDQzMDgyNTcy?story_media_id=3759282865293015239&igsh=cGJ5ZW1nYmNucndy
Atualmente, a Ritmos do Coração atende cerca de 40 famílias por meio do projeto “Lugar de Brincar” e outras 50 crianças, adolescentes e jovens com deficiência, neurodivergentes ou com mobilidade reduzida, nos projetos Vem Brincar Também! – Oficinas Terapêuticas, Roda de Conversa Musical e Programa Criar. Todas as atividades são realizadas na sede da ONG, localizada na Rua Barão de Aguiar, 108 – Parque Colonial, próxima ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo — um espaço amplo, acessível e repleto de afeto.
Confira algumas matérias sobre a Ritmos do Coração:
https://civiam.com.br/ong-ritmos-do-coracao-promove-oficina-de-brinquedos-para-celebrar-o-dia-internacional-do-brincar/
https://civiam.com.br/do-sonho-de-crianca-as-passarelas/
Mais informações: https://ritmosdocoracao.org.br/
Siga e apoie: @ritmosdocoracao


