Tobii Dynavox e Google anunciam parceria para tornar a tecnologia mais acessível a pessoas com deficiência

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Google Assistant e Tobii


Tobii Dynavox, líder global em tecnologia assistiva para comunicação, anunciou hoje uma nova parceria com o Google para integrar o Google Assistant em seus dispositivos de comunicação por meio do software Snap Core First

Como o próprio Google define, o Google Assistant é um assistente virtual de conversação, que, por meio da voz, consegue realizar funções que vão além de um “buscador”, como ficou conhecido o Google: permite acessar informações do calendário e outras informações pessoais, encontrar informações on-line, desde reservas em restaurantes a melhores trajetos, condições climáticas, notícias, buscar músicas, reproduzir conteúdos em dispositivos compatíveis ou no Chromecast, marcar ou lembrar compromissos na agenda, mandar e-mails e mensagens, fazer traduções em tempo real, jogar jogos, pedir para contar piadas, entre outros.


A integração do Google Assistant ao Snap Core First é a primeira parte de uma colaboração entre as duas empresas para desenvolver soluções que possibilitem maior acesso à tecnologia e informações para os usuários do software de comunicação Tobii Dynavox, que oferece suporte a pessoas com deficiências, como paralisia cerebral, autismo e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Com a parceria, esses usuários terão mais autonomia ao experimentar toda a incrível utilidade do Google através do controle ocular, toque ou acionadores, além de poderem controlar mais fácil e rapidamente os dispositivos com IR para automação residencial, como acender as luzes ou desligar a TV; além de fazer perguntas sobre tópicos específicos ou acessar entretenimento.

Para quem já faz uso do Snap Core First, haverá atualização do software com uma prancha editável com as funções para acesso às novas funcionalidades do Google Assistant, com opção de ativar ou desativar a fala. Não será necessário dizer ‘Oi Google’ para enviar um comando.

Confira alguns exemplos de tarefas disponíveis no lançamento: 

• Transmita uma mensagem (“Vamos acordar pessoal”)

• Obtenha fatos sobre países / planetas (“Quantas pessoas vivem nos EUA?” E “Qual é a temperatura em Marte?”)

• Conversões de unidades (“centímetros em polegadas”)

• Previsão do tempo para hoje (“Qual é a previsão do tempo hoje?”, “Qual é a temperatura hoje?”, “Qual é a previsão da semana?”)

• Tradução (“Como se diz obrigado em francês?”)

• Faça uma ligação (“ligue para a mamãe”)

“Adoro usar meu Google Nest Mini para controlar meu ambiente doméstico, acessar todos os tipos de informações e tocar minha música. A integração com o Snap Core First torna tudo mais fácil para mim e é o melhor assistente doméstico que já usei”, disse Becky Tyler, uma ávida gamer e YouTuber com paralisia cerebral.

“Nossa missão é capacitar as pessoas com deficiência para fazer o que eles fizeram ou nunca pensaram ser possível. Inclui a possibilidade de comunicar, controlar o ambiente circundante e receber o mesmo acesso à educação e informação que qualquer outra pessoa. Portanto, estamos extremamente satisfeitos por entrar nesta parceria com o Google e desenvolver tecnologias que são mais acessíveis a todos”, disse Fredrik Ruben, CEO da Tobii Dynavox.

O Google também está integrando a biblioteca de símbolos de comunicação (PCS®) da Tobii Dynavox em blocos de ação, o que possibilita que pessoas com deficiência cognitiva acessem o Google Assistant em seus telefones ou tablets Android por meio de botões personalizáveis na tela inicial. Ao incluir os símbolos PCS nos botões personalizáveis, a interface se tornará mais familiar para os milhões de alunos e adultos que usam os símbolos PCS da Tobii Dynavox para se comunicar.

Apenas no ano passado, a Tobii Dynavox deu alguns passos significativos no desenvolvimento de soluções para que seus usuários se tornassem o mais independentes possível. Isso inclui o desenvolvimento do software de acesso Computer Control, integração de rastreamento ocular externo e um conjunto totalmente novo de aplicativos acessíveis, como Android Mensagens, Google Calendar e Google Translate.

Por enquanto, a versão é apenas em inglês, mas em breve divulgaremos mais informações sobre o lançamento em português! Acompanhe as nossas divulgações!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *