“Materiais de avaliação são sempre bem vindos para nos ajudar a delinear planos de intervenção que atendam necessidades específicas de comunicação e desenvolvimento de linguagem das pessoas com necessidades complexas de comunicação”, diz a fonoaudióloga Alessandra Buosi, especializada em Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e à frente da Clarear Fonoaudiologia. Ela acaba de lançar de forma inédita a versão traduzida para o português do “DAGG-3 – Grade Dinâmica de Metas em CAA”, um método de avaliação elaborado pela sueca Tobii Dynavox, especializada em tecnologia assistiva, em conjunto com Vicki Clarke, MS, CCC-SLP (2023), baseado no DAGG original criado por Clarke e Schneider, 2009. Baseado nos trabalhos de Patricia Dowden, PhD (1999), e Janice Light, PhD (1989,2014).
Segundo Alessandra, o DAGG-3 pode ser definido como um material estruturado para avaliação das quatro competências comunicativas, que foram propostas no final da década de 80 por Janice Light. “A autora descreve que para se ter uma comunicação competente, é preciso ter conhecimento, julgamento e habilidades em quatro domínios: linguístico, operacional, social e estratégico. Portanto, o material nos traz a possibilidade de traçar metas específicas de acordo com o desenvolvimento de cada paciente em cada área, o que nos ajuda a olhar para o processo de atendimento como um todo”, esclarece.
De acordo com a especialista, os autores sugerem que o DAGG-3 seja preenchido por toda a equipe de atendimento ao paciente. “Além disso, acho importante a participação da família no levantamento dessas informações para que possamos ter uma visão da comunicação real do indivíduo em contexto natural”, acrescenta Alessandra.
A fonoaudióloga explica ainda que já vinha utilizando o material original, em inglês, há um tempo em seus atendimentos para ter uma visão mais completa dos domínios que envolvem a competência comunicativa como um todo; e, dessa forma, foram sendo observados resultados efetivos com o uso da metodologia.
“Em julho de 2023, durante a conferência do ISAAC, no México, encontrei a equipe da Tobii Dynavox América Latina e falei sobre a necessidade de termos o material traduzido para nossa língua, facilitando o acesso dos profissionais no Brasil. Imediatamente eles concordaram e aceitaram a minha sugestão de traduzir o original com a supervisão da equipe da Tobii Dynavox. Assim, iniciei a tradução da nova versão, o DAGG-3. Em fevereiro deste ano, finalizei a versão brasileira e encaminhei para a supervisão da Tobii Dynavox”.
Os interessados em conhecer a metodologia, o DAGG-3 em versão em português e as instruções para o seu uso estão disponíveis nos seguintes links: DAGG 3 em português e Instruções. Vale destacar que a Tobii Dynavox não autoriza a cópia ou distribuição de tais materiais, exceto para uso com estudantes, pacientes, clientes ou outros indivíduos que recebam instrução, terapia, supervisão, avaliação, atendimento ou outro serviço diretamente do usuário. Caso contrário, estes materiais não poderão ser copiados sem o consentimento por escrito da Tobii Dynavox.
O DAGG-3 será um dos temas do META, o mais novo curso que Alessandra Buosi ministrará em parceria com o especialista em Tecnologia Assistiva (TA), Rafael Alves, onde serão abordados os temas: Modelagem, Ensino direcionado, Tecnologia Assistiva e Avaliação – que compõem o nome do curso. “Haverá um módulo exclusivo sobre o uso do DAGG-3 como parte dos recursos de avaliação e ferramentas importantes no delineamento do planejamento terapêutico”, salienta Buosi.
Para participar do META é recomendado ter algum conhecimento em comunicação alternativa para poder se aprofundar no tema. “Porém, para que o aprendizado seja efetivo, o curso conta com módulos bônus que vão ajudar quem ainda precisa se familiarizar com os conceitos básicos da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)”, salienta a especialista.
A previsão da abertura das inscrições é 21/08 e as aulas serão online, com encontros ao vivo também virtuais. Mais informações: @clarearfonoaudiologia