Fonoaudióloga e filho lançam o livro “Kiaro e Suas Palavras”, cujo lucro será revertido a doações de pranchas de CSA

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Alessandra Buosi e seu filho Luigi posam segurando o livro que escreveram sobre Comunicação Alternativa, Kiaro e suas Palavras
Alessandra Buosi e seu filho Luigi

O amor de mãe e filho à Comunicação Suplementar Alternativa e a demanda crescente de pedidos de ajuda em pandemia foram os principais fatores que motivaram a fonoaudióloga Alessandra Buosi e seu filho Luigi Buosi, 9 anos, a desenvolverem o livro “Kiaro e Suas Palavras” – um projeto social da Clarear Fonoaudiologia, que tem como meta reverter todo o lucro das vendas a doações de pranchas de comunicação a quem não pode comprá-las.

O livro, que será lançado no dia 10/11, das 19h às 21h, no Jazz Restaurante (Avenida Vergueiro, 2080 – Vl. Mariana/SP), conta a história de um papagaio, o Kiaro, que usa a Comunicação Suplementar Alternativa para se expressar.  “No Carnaval deste ano eu comecei a esboçar o livro e eu e o Luigi começamos a pensar qual seria o melhor animal para ilustrar a história. Ele então escolheu o papagaio e começou a desenhá-lo e a esboçar a sua família e os amigos, idealizando todos os personagens do livro. Mandamos para uma ilustradora e assim o projeto começou a tomar forma”, explica Alessandra. 

De acordo com a especialista, Luigi acompanha o universo da comunicação alternativa desde pequeno e costumava levar livros adaptados e pranchas de comunicação temáticas no dia do brinquedo. “A CSA faz parte do dia a dia dele, porque eu brinco que ele a conhece desde quando estava na minha barriga, porque eu já trabalhava com a comunicação alternativa quando estava grávida e uma das primeiras viagens dele de avião quando era pequeno foi para um curso que eu fiz de formação de comunicação alternativa, em Nova Iorque. Outra curiosidade do desenvolvimento dele é que na escola ele levava pranchas temáticas e livros adaptados para contar a história pros amigos já usando símbolos”, orgulha-se a mamãe. 

E Alessandra explica que a pandemia o fez se aproximar novamente do universo da CSA: “com os meus atendimentos on-line e por conta das aulas virtuais da escola dele que o manteve em casa, muitas vezes ele entrava no escritório e pegava o tablet e iniciava uma interação com a criança que eu estava atendendo – momentos estes que foram muito ricos, tanto para ele, quanto para mim”, diz.

“Kiaro e Suas Palavras” já havia sido disponibilizado em formato de e-book e já foram distribuídas mais de oitocentas cópias do livro digitalizado. “Muitas pessoas começaram a pedir o livro impresso porque queriam levar para a escola para ler no contexto escolar com as crianças para promover a inclusão do amigo com necessidades complexas de comunicação. E então veio a ideia de fazer a versão impressa e até mesmo como forma de ajudar as pessoas no contexto da pandemia que precisavam aprender a comunicação alternativa para expressar as necessidades mais básicas. Então pensamos em tudo isso quando decidi, junto com o Luigi, estruturar o livro com o olhar de um projeto social”, diz Alessandra.

A princípio, parte das doações serão destinadas à APAE de São Bernardo, mas, de acordo com a idealizadora, a ideia é atender instituições que tenham interesse em receber as pranchas de comunicação do projeto. “O requisito é que na instituição haja pelo menos um profissional com conhecimentos em PODD apto a implementar a prancha de CSA para que a doação tenha realmente propósito”, explica a Alessandra. 

As cem primeiras unidades do livro acompanham um boneco Kiaro feito artesanalmente e custa R$ 70,00 (+ frete) e quem quiser adquirir um exemplar para contribuir com o projeto, deve entrar em contato pelo WhatsApp (11) 97835-9667.

“Kiaro e Suas Palavras” é o primeiro de cinco volumes. De acordo com Alessandra, a previsão é que entre o final deste ano e início de 2022 seja lançado o segundo volume do projeto.

Lançamento do livro “Kiaro e Suas Palavras” (Alessandra Buosi e Luigi Buosi)
Data: 10/11
Horário: das 19h às 21h
Local: Jazz Restaurante (Avenida Vergueiro, 2080 – Vl. Mariana/SP)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *