Pesquisar

Fonoaudióloga Valéria Santos lança releituras inclusivas com protagonismo de crianças com CAA no CBFa

Obras “Alice no País das Palavras Mágicas” e “O Pequeno Príncipe e um Jeito Diferente de se Comunicar” ampliam a representatividade de crianças com necessidades complexas de comunicação na literatura infantil

Foto de Valeria segurando o livro Alice no País das Palavras Mágicas ao lado de Maju, que foi quem a inspirou a escreve-lo

Durante o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (CBFa), a fonoaudióloga Valéria Santos  apresentou ao público suas mais novas obras infantis: Alice no País das Palavras Mágicas e O Pequeno Príncipe e um Jeito Diferente de se Comunicar – ambos criados para colocar no centro da narrativa crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação (NCC). “Eu quis pegar as histórias favoritas do mundo e trazer o protagonismo da pessoa que usa Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Por isso, nunca foi sobre criar um recurso terapêutico. Foi sobre colocar no centro das páginas justamente quem, tantas vezes, é posto à margem. Que nossas crianças se vejam nas páginas, entendam sua força e saibam que podem viver grandes aventuras”, destaca Valéria.

Foto da capa do livro Alice no País das Palavras Mágicas

Em Alice no País das Palavras Mágicas, a personagem principal foi inspirada em Maju, uma “grande comunicadora multimodal”, cuja convivência com Valéria nas sessões de fonoaudiologia tornou-se inspiração para que a profissional pudesse construir a narrativa, percebendo a urgência de ampliar a representatividade na literatura infantil. “A Maju é uma menina que, apesar de não utilizar a fala como principal meio de expressão, comunica-se de maneira potente por meio do olhar, do sorriso, de gestos e da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)”, destaca a autora.

Assim como na vida real, Alice  vive aventuras cheias de coragem, curiosidade e encantamento — um convite para que crianças com deficiência se reconheçam como protagonistas, capazes de ocupar todos os espaços, inclusive os literários. “Desejo que cada criança que abra o livro se veja forte e corajosa, mesmo quando o mundo insiste em dizer o contrário”, diz Valéria.

Já em O Pequeno Príncipe e um Jeito Diferente de se Comunicar,  a fonoaudióloga reconstrói um clássico a partir da perspectiva de uma criança autista que não utiliza a fala como principal forma de expressão. “Nessa releitura, o pequeno príncipe transita por diferentes planetas, cada um representando desafios do cotidiano das pessoas com NCC: o planeta dos apressados, onde ninguém encontra tempo para para ouvir o jovem; o planeta dos faladores, onde falam por ele e supõem que ele não compreende; e o planeta do silêncio, onde ninguém expressa sentimentos – situações que refletem a realidade enfrentada por muitas crianças com necessidades complexas de comunicação”, destaca Valéria.

Foto do livro: O pequeno Príncipe e um jeito diferente de se comunicar.

Ambas as obras estão disponíveis para compra pelo site: https://www.focuseditora.com.br/

Foto de Valéria sorrindo

Sobre a autora

Valéria Santos é mestranda em Inteligência Artificial pela AGTU ((American Global Tech University), fonoaudióloga (CRFa 6-1008), pós graduada em Transtorno do Espectro Autista e especialista em Neurociências. Tem qualificação em Tecnologias Assistivas e Comunicação Aumentativa e Alternativa, com formações em Core Words, LAMP e Coaching em Parceiros de Comunicação. Atua como docente em pós-graduação em TEA, é coordenadora científica do Aprimoramento em CAA, escritora e diretora da VS Comunique.

Saiba mais:
https://www.instagram.com/fga.valeriasantos
https://vscomunique.com.br/

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes