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Volta às aulas: recursos que melhoram a qualidade de vida durante a jornada escolar

Foto de uma professora mostrando uma prancha de Comunicação Alternativa sobre sentimentos para seus alunos que estão sentados em no chão em sua frente. Alguns estão com a mão levantada para querer falar.

O segundo semestre está começando, e o retorno às aulas pode ser ainda mais acolhedor e inspirador para estudantes com deficiência. Recursos adaptados são fundamentais para promover a inclusão, facilitar o aprendizado e melhorar significativamente a qualidade de vida no ambiente escolar. Confira algumas possibilidades que fazem a diferença em sala de aula:

Para os estudantes:

Foto em close de uma máquina de escrever braille com uma criança apertando suas teclas. Ao lado uma prancheta com outra pessoa escrevendo.
Foto de uma criança de óculos usando seu tablet de comunicação alternativa em cima de um tapete colorido emborrachado

Para as escolas e famílias:

  • O mobiliário adequado é fundamental para garantir o conforto necessário. As mesas adaptadas, por exemplo, são indicadas aos estudantes que utilizam cadeiras de rodas.
  • Kit Iniciação à Comunicação Aumentativa e Alternativa é ideal para professores conseguirem se comunicar com os estudantes com prejuízos na fala. Em casa, a família pode facilitar a comunicação com o estudante de forma prática e rápida – o kit vem com pranchas prontas e inúmeras atividades que podem ser feitas na escola ou em casa!
  • Os brinquedos pedagógicos são também excelentes recursos para estimular ainda mais a aprendizagem com pitadas de diversão, como os ábacos, os jogos voltados à alfabetização, à aprendizagem de números, animais, entre outros. Há ainda diversas opções de jogos em Braille também voltados ao aprendizado do alfabeto, dos números, entre outros temas. Para as pessoas surdas, há também diversas opções de jogos em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Foto de um garotinho em uma sala de aula olhando para um ábaco colorido em sua frente.
  • O estímulo à leitura pode ser feito com os livros: são diversas opções para cada tipo de estudante: os sonoros, que encantam e ensinam os sons das coisas; os em Libras para os estudantes surdos; sobre os sentimentos para a criançada entender mais sobre suas emoções; além de diversas opções sensoriais.
  • As aulas de educação física poderão ser inclusivas com bolas com guizo, ideais para que estudantes cegos possam participar das atividades com bola (nas opções futebol e basquete). Há ainda bola de goalball, kits de futebol para cegos, jogo de bocha adaptado, e as atividades que envolvem corridas podem ser adaptadas com a corda de corrida para cegos.
  • O controle ocular é ideal para garantir a participação em sala de aula e em casa de quem tem comprometimento nos movimentos dos membros e também prejuízos na fala. É o caso de estudantes com Atrofia Muscular Espinhal (AME), paralisia cerebral, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros. O dispositivo permite maior autonomia não apenas nos estudos, mas na socialização, tão importante na vida de qualquer pessoa.
Foto de uma jovem em uma cadeira de rodas com seu tablet com rastreador ocular em sua frente. Ela está sorrindo em um ambiente escolar.
  • Salas sensoriais – além de encantadoras, promovem ambientes lúdicos e sinestésicos, fundamentais no desenvolvimento de pessoas com TEA, TOD e TDAH.
  • Os acionadores são itens indispensáveis para garantir aos estudantes com deficiência o acesso aos dispositivos tecnológicos, como celulares, tablets e notebooks. O Cosmo é um dos recursos mais encantadores da categoria, sendo um acionador bluetooth, altamente responsivo, tornando-o muito fácil de ativar, independentemente das habilidades motoras. O acionador acende em uma variedade de cores, tornando-o muito envolvente e fornecendo feedback visual a cada toque.
Foto de um professor segurando um tablet e alguns alunos ao seu redor com acionadores coloridos

Caso real

Tathiane Cuesta (@tathi_educacaoinclusiva) é professora de Educação Especial, psicopedagoga e especialista em inclusão escolar e acessibilidade. Ela atua em uma das 35 salas de recursos multifuncionais (SRM) da Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Campinas (SP) e vem desempenhando um trabalho encantador: apaixonada por tecnologia na inclusão, ela vem utilizando diversos recursos assistivos e, dessa forma, mostra que que quando são adequados a cada necessidade se tornam fundamentais no desenvolvimento de alunos com deficiência que, muitas vezes, são ‘rotulados’ como ‘incapazes de evoluírem’, mesmo em salas de recursos multifuncionais. Confira a matéria que fizemos com a especialista, que conta detalhes dos benefícios dos recursos assistivos: https://civiam.com.br/inclusao-escolar-campinas/

Quer saber mais sobre os nossos recursos? Acesse: https://www.lojaciviam.com.br/ ou https://tecnologiaassistiva.civiam.com.br/

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

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