Pesquisar

“Bolachinhas do Matheus”: exemplo de que trabalhar é um direito de todos!

Foto de Matheus e sua mão com roupas de "chef" atrás de uma mesa com várias embalagens de bolachinhas e uma lousa escrito: Bolachinhas do Matheus.

Matheus Gabrielli tem 31 anos e, juntamente com a família, comanda o “Bolachinhas do Matheus”, que – diga-se de passagem – são deliciosas e derretem na boca. Em homenagem ao Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador (1º de maio), compartilhamos a história de como surgiu o empreendimento, de forma a inspirar pessoas com deficiência e famílias: Matheus tem Síndrome de Down (SD) e é exemplo de que, como toda pessoa, tem o direito a trabalhar para ter autonomia e realizar seus sonhos.

Aos 17 anos, Matheus ingressou no Instituto Chefs Especiais, um projeto que tem o objetivo de incentivar a autonomia e independência financeira de jovens e adultos com SD por meio da gastronomia, onde descobriu sua paixão por cozinhar. (Confira aqui a matéria que fizemos sobre esse projeto super bacana!). Com os cursos de especialização do Instituto, ingressou no mercado de trabalho aos 23 anos como garçom em um grande escritório de advocacia. “No entanto, como ele trabalhava de segunda a sexta-feira em período integral, não sobrava tempo para Matheus fazer outras coisas que eram consideradas importantes para o seu desenvolvimento, como os demais cursos do Chefs Especiais, as aulas de fotografia da Galera do Click, esportes, entre outros. Então nós, família, decidimos que era melhor ele sair do trabalho para ter tempo para fazer as coisas que eram importantes para ele. Na época, costumávamos fazer as bolachinhas para presentear professores, terapeutas, amigos e pessoas queridas por nós; e todos nos perguntavam se vendíamos”, diz Sandra, mãe de Matheus.

“Como ele estava triste por ter saído do emprego, uma vez que era seu sonho trabalhar, ter conta no banco, cartão de crédito, comprar seus presentes, pagar contas… enfim, ser independente como qualquer pessoa, unimos o seu amor pela gastronomia; o seu sonho de ter autonomia financeira e uma receita de família que sempre fez muito sucesso. Dessa forma, há cinco anos, ajudamos o Matheus a empreender, criando o “Bolachinhas do Matheus”, como já eram conhecidas por serem deliciosas. Com o nosso apoio, ele consegue trabalhar: produz as bolachinhas e as entrega em algumas cafeterias de São Paulo, além de vender também pelas redes sociais e participar de eventos corporativos.  E, assim, ele consegue realizar os seus sonhos e, nós, o nosso: ver a sua autossuficiência. Matheus é uma inspiração a todos pela sua determinação, seu abraço encantador, e, claro, pelo sabor delicioso das suas bolachinhas!”, cita Sandra, que brinca: “Como um verdadeiro paulistano, Matheus sempre deixa claro que é bolacha, e não biscoito!”.

Foto em close de uma cesta de bolachinhas e algumas embalagens com bolachinhas ao lado.

Hoje, são oito os sabores das bolachinhas: canela, limão, coco, laranja, baunilha, casadinhos de doce de leite ou goiabada e mantecal. Com o sucesso cada vez mais em crescimento das “Bolachinhas do Matheus”, foi necessário aumentar, tanto a produção, quanto a equipe, que era composta apenas pelos dois: Matheus e Sandra. “Contratamos mais uma pessoa para nos ajudar a atender a demanda: as bolachinhas são produzidas quatro dias da semana e temos entregas diárias em cafés, que são nossos parceiros de venda, além de encomendas e eventos”, salienta Sandra.

Foto em close de Matheus, que é um garoto com olhos claros e sorridente, usando doma e bandana de "chef", segurando uma bandeja cheia de embalagens com bolachinhas.

Ela diz que o sonho da família é expandir ainda mais o empreendimento para oferecer oportunidade de trabalho a mais pessoas que também sonham em serem autossuficientes financeiramente, como Matheus, e deixa a seguinte mensagem aos familiares das pessoas com deficiência: “Acreditem, criem oportunidades, dêem suporte, lutem junto com eles. Dá trabalho? Sim, muito trabalho, mas vale a pena cada conquista!”, enfatiza.
Os interessados em encomendar as Bolachinhas do Matheus, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 986432563 ou pelo instagram @matheusmaester/

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes