Traduzido de: https://www.tobiidynavox.com/learn/user-stories/oak-hill-academy/
Conheça alguns dos alunos!
Nomes: Imani, Kayla, Devin e Donovan
Idades: 6 e 7 anos de idade
Escola: Oak Hill Academy – Duval County, Flórida
Produto: Software Tobii Dynavox Indi com Snap + Core First
Condição: Autismo
Quando a Oak Hill Academy – de Jacksonville, Flórida, foi inaugurada em 2016, alguns de seus alunos se aventuraram em um novo mundo de comunicação. Apesar de serem primariamente não-verbais, estes alunos estão criando suas próprias vozes com a ajuda de seus familiares, professores e terapeutas. E os tablets baseados em símbolos TobiiDynavox Indi com o software de CAA Snap + Core First têm sido as principais ferramentas para isso.
“Tem sido uma jornada veloz e gratificante”, disse Megan Stewart, fonoaudióloga nesta escola pública de Duval County para alunos com autismo. Alguns de seus alunos começaram sem quaisquer habilidades de comunicação.
“Acreditamos no potencial destas crianças, nas habilidades delas, na vontade e necessidade de se comunicarem conosco” – ela completa. “Não ficamos pensando que as deficiências vão atrapalhar”. A tecnologia (da Tobii Dynavox) completa o compromisso da Oak Hill em individualizar a aprendizagem. Por ser muito intuitiva, Sra. Stewart diz que, com estes dispositivos, os alunos podem expressar seus pensamentos rapidamente.
Alguns exemplos:
Imani Gray já tinha facilidade em seguir instruções e se interessava facilmente pelas atividades. Mas, ainda assim, falhas na comunicação apareciam frequentemente. “Não conseguíamos acompanhar o pensamento dela”, conta a professora Stewart. A situação começou a melhorar na primeira vez que Imani usou o Indi. Em segundos, ela encontrou as palavras no Snap + Core First para dizer que estava com vontade de ir à sorveteria.
Como mãe, Dhaima Gray queria simplesmente acabar com a raiva que Imani sentia quando tentava se comunicar (e não conseguia). E a tecnologia está ajudando com isso. É “um canal para que a personalidade dela brilhe”, Dhaima disse, e continuou: “Nossa relação e mãe e filha desabrochou”.
E também a amizade de Imani com Kayla Stallworth, a melhor amiga dela na escola. As meninas levam seus Indis a todos os lugares durante o dia, diz a professora. O pai de Kayla, Kevin, disse que ela fica ansiosa para brincar com Imani e que ela aproveita mais agora que as duas podem conversar usando os dispositivos. Em casa, ele conta que Kayla chorava frequentemente, por não ter como fazer os outros a entenderem. “Este dispositivo atendeu ao desejo dela de ser compreendida e aumentou o uso de suas próprias palavras. Nossa atividade predileta é escutar a voz dela.”
A professora Crystal Lucas espera Kayla usar seu dispositivo para perguntar por Imani todos os dias. Ela gosta de ouvir as meninas fazendo comentários, e também pedidos. Uma vez, Kayla disse “estou me sentindo sozinha”, quando Imani foi para a terapia. Outra vez, quando a turma estava ouvindo a uma música sobre formas, Imani usou o Indi para dizer “Essa é a pior música que já ouvi!”.


Os gêmeos Devin e Donovan Walker também choravam quando queriam algo. Ou então ficavam puxando a mãe, o pai e as irmãs mais velhas pela casa. “Era de partir o coração ver aquilo e não conseguir entender o que queriam”, diz a mãe, Alexis. A recente mudança para o uso de CAA foi muito bem-vinda. Quando Devin viu sua professora com uma pizza, ele usou o Indi para pedir um pedaço!
Um dia, Donovan levou sua mãe, segurando-a pelo braço, até a despensa da cozinha. Ela interviu, dizendo para ele usar sua voz. Então, Donovan pegou seu Indi e expressou sua vontade de almoçar. “Era hora da janta, na verdade”, contou Alexis. “Mas nós consideramos isso uma vitória”.
Ela se sente feliz pelos meninos. “Acho que eles mesmos percebem quão libertador é poder falar.”