
O segundo semestre está começando, e o retorno às aulas pode ser ainda mais acolhedor e inspirador para estudantes com deficiência. Recursos adaptados são fundamentais para promover a inclusão, facilitar o aprendizado e melhorar significativamente a qualidade de vida no ambiente escolar. Confira algumas possibilidades que fazem a diferença em sala de aula:
Para os estudantes:
- Cadernos com pautas ampliadas, teclados e mouses adaptados, reglete de bolso, lupas portáteis, réguas ampliadas e papel braille são excelentes recursos para pessoas com deficiência visual. Além disso, elas podem contar com a máquina braille e a rotuladora em braille para manter todo o material organizado! Sem contar nos globos em braille e mapas táteis, que ajudarão no estudo de geografia.

- Tesouras adaptadas e adaptadores e engrossadores para lápis e canetas em variados formatos, ajudam na pega de pessoas com prejuízos na coordenação motora fina.
- Borracha ergonômica, hidrocor big ponta que não afunda, notas adesivas de sentimentos, abafador de ruídos e mordedores sensoriais, entre outros, contribuem para um maior conforto às pessoas autistas.
- O Tablet para Comunicação Alternativa é um recurso essencial para crianças com necessidades complexas de comunicação, promovendo inclusão a autonomia.

Para as escolas e famílias:
- O mobiliário adequado é fundamental para garantir o conforto necessário. As mesas adaptadas, por exemplo, são indicadas aos estudantes que utilizam cadeiras de rodas.
- Kit Iniciação à Comunicação Aumentativa e Alternativa é ideal para professores conseguirem se comunicar com os estudantes com prejuízos na fala. Em casa, a família pode facilitar a comunicação com o estudante de forma prática e rápida – o kit vem com pranchas prontas e inúmeras atividades que podem ser feitas na escola ou em casa!
- Apontador de cabeça ou ponteiras são excelentes para garantir maior autonomia a quem tem mobilidade reduzida.
- Os brinquedos pedagógicos são também excelentes recursos para estimular ainda mais a aprendizagem com pitadas de diversão, como os ábacos, os jogos voltados à alfabetização, à aprendizagem de números, animais, entre outros. Há ainda diversas opções de jogos em Braille também voltados ao aprendizado do alfabeto, dos números, entre outros temas. Para as pessoas surdas, há também diversas opções de jogos em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

- O estímulo à leitura pode ser feito com os livros: são diversas opções para cada tipo de estudante: os sonoros, que encantam e ensinam os sons das coisas; os em Libras para os estudantes surdos; sobre os sentimentos para a criançada entender mais sobre suas emoções; além de diversas opções sensoriais.
- As aulas de educação física poderão ser inclusivas com bolas com guizo, ideais para que estudantes cegos possam participar das atividades com bola (nas opções futebol e basquete). Há ainda bola de goalball, kits de futebol para cegos, jogo de bocha adaptado, e as atividades que envolvem corridas podem ser adaptadas com a corda de corrida para cegos.
- O controle ocular é ideal para garantir a participação em sala de aula e em casa de quem tem comprometimento nos movimentos dos membros e também prejuízos na fala. É o caso de estudantes com Atrofia Muscular Espinhal (AME), paralisia cerebral, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros. O dispositivo permite maior autonomia não apenas nos estudos, mas na socialização, tão importante na vida de qualquer pessoa.

- Salas sensoriais – além de encantadoras, promovem ambientes lúdicos e sinestésicos, fundamentais no desenvolvimento de pessoas com TEA, TOD e TDAH.
- Os acionadores são itens indispensáveis para garantir aos estudantes com deficiência o acesso aos dispositivos tecnológicos, como celulares, tablets e notebooks. O Cosmo é um dos recursos mais encantadores da categoria, sendo um acionador bluetooth, altamente responsivo, tornando-o muito fácil de ativar, independentemente das habilidades motoras. O acionador acende em uma variedade de cores, tornando-o muito envolvente e fornecendo feedback visual a cada toque.

Caso real
Tathiane Cuesta (@tathi_educacaoinclusiva) é professora de Educação Especial, psicopedagoga e especialista em inclusão escolar e acessibilidade. Ela atua em uma das 35 salas de recursos multifuncionais (SRM) da Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Campinas (SP) e vem desempenhando um trabalho encantador: apaixonada por tecnologia na inclusão, ela vem utilizando diversos recursos assistivos e, dessa forma, mostra que que quando são adequados a cada necessidade se tornam fundamentais no desenvolvimento de alunos com deficiência que, muitas vezes, são ‘rotulados’ como ‘incapazes de evoluírem’, mesmo em salas de recursos multifuncionais. Confira a matéria que fizemos com a especialista, que conta detalhes dos benefícios dos recursos assistivos: https://civiam.com.br/inclusao-escolar-campinas/
Quer saber mais sobre os nossos recursos? Acesse: https://www.lojaciviam.com.br/ ou https://tecnologiaassistiva.civiam.com.br/