Use o vocabulário de palavras básicas para apoiar a comunicação com seu filho

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn


Só porque você está em casa não significa que precisa parar de trabalhar em aumentar as habilidades de comunicação de seu filho. A Tobii Dynavox deseja ajudar, fornecendo ideias de como você pode usar o vocabulário de palavras básicas para dar apoio a comunicação com seu filho.

Você pode não perceber, mas já está usando as palavras básicas ao conversar com seu filho, portanto não é algo novo que você precise aprender. De fato, você as utiliza cerca de 80% do que diz todos os dias e elas são ótimas para focar com uma criança que usa a CSA (Comunicação Suplementar Alternativa), porque são muito comuns.

As palavras básicas são úteis durante o dia do seu filho porque são palavras que eles ouvem outras pessoas usarem o dia todo. Elas também são ótimas para ajudar seu filho a entender a pandemia de coronavírus e para falar sobre as mudanças que ocorrem ao seu redor. Siga esta estrutura para apresentar as palavras principais para seu filho em casa:

Encontre – Isso significa apenas mostrar ao seu filho onde a palavra básica está no dispositivo. Isso é tão simples quanto “Estou procurando a palavra posso (poder). Olhe! Eu a vejo no meio da página, vou tocá-la para ouvir o que ela diz”.

Use – Depois que você e seu filho souber onde encontrar a palavra, poderá começar a usá-la ao longo do dia e você pode fazer isso modelando. Modelagem significa usar a palavra básica no dispositivo do seu filho quando você a usa. Isso possibilita a ele uma ideia de como ele pode usar a palavra também.

Leia – O aprendizado da alfabetização não precisa ser interrompido apenas porque seu filho não pode participar da terapia ou frequentar a escola. Use livros para aprender palavras básicas: leia o livro com seu filho e modele a palavra no dispositivo enquanto a lê. Essa é uma ótima maneira de construir a conexão entre comunicação e alfabetização com o vocabulário de palavras básicas.


Palavras básicas e coronavírus:

Use essa mesma estrutura para introduzir novas palavras principais nas próximas semanas, pois quanto mais seu filho perceber como pode usá-las, maior a probabilidade de utilizá-las para se comunicar com você!

No link abaixo você encontrará pranchas com tema relacionado ao coronavírus

Fonte: Blog Tobii Dynavox

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *