Pesquisar

Simuladores com diversidade de cor de pele e de faixa etária preparam melhor o aluno

pra cego ver: estudante usando jaleco, rabo de cavalo e óculos, pratica ausculta em um torso simulador de pele escura
Simulador de ausculta MATT

A simulação clínica tem o objetivo de treinar alunos e profissionais da saúde para que estejam aptos a exercer a profissão com segurança. Por isso, com intuito de aprimorar continuamente o preparo dos estudantes, tem sido cada vez maior a preocupação da indústria de simuladores clínicos oferecer também a diversidade em tons de pele dos manequins para conferir ainda mais experiências reais aos futuros profissionais no atendimento a pacientes de diferentes etnias. 

Além disso, com o treino em simuladores com diversidades, os alunos estarão mais seguros em relação às especificidades inerentes a cada tipo de pele, que muitas vezes podem causar alguma insegurança durante um atendimento real.

Confira alguns dos nossos produtos que oferecem diversidade tornando o aprendizado dos seus alunos mais completo, e a sua instituição atualizada e referência no ensino das profissões da área da saúde:

Simulador de torso adulto masculino – usado para ensinar e praticar os elementos de palpação, ausculta e percussão do exame abdominal ou gastrointestinal (GI).

Coleção de mamas com diversas patologias (10 peças) – são 10 modelos de mamas únicas com ilustrações médicas realistas em quatro tons de pele diferentes. É um recurso educacional fundamental para todos os profissionais de saúde e alunos praticarem a identificação, descrição e gerenciamento de mais de cinqüenta condições comuns de saúde da mama relacionadas à gravidez, lactação e saúde geral da mama durante toda a vida útil.

Outros fatores que também estão sendo considerados é a faixa etária, como por exemplo, simuladores de pacientes da terceira idade, como é o caso do simulador de manequim geriátrico, que apresenta o corpo e pele com aspectos de um idoso para que enfermeiros saibam manusear os cuidados necessários nesse tipo de paciente. Há ainda outro simulador que considera os efeitos da velhice no corpo, de modo que alunos e profissionais da área da saúde entendam, de forma didática, as dificuldades causadas pelas alterações musculares, auditivas e visuais por conta do envelhecimento.

Por isso, quanto mais preparado o aluno estiver para atender diferentes tipos de pacientes, considerando a variedade da cor da pele, faixa etária e condições clínicas, mais apto estará a exercer a profissão com segurança. E a sua instituição é papel fundamental no preparo desses futuros profissionais ao conferir os equipamentos necessários, com o maior número de diversidade para o treino das suas habilidades.

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes