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Quando uma oportunidade desperta a paixão por uma profissão: conheça a trajetória de Manoel Messias Teixeira da Silva, especialista e professor de Enfermagem

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. A citação, de Cora Coralina, resume a paixão de Manoel Messias Teixeira Silva, renomado enfermeiro, por ensinar. Hoje, à frente dos cursos de Enfermagem do SENAC-RJ – instituição que é referência para o ensino profissionalizante no Brasil -, o especialista já formou milhares de técnicos.

Sempre fui muito curioso, questionador, gosto de explicar as coisas com detalhes e durante a graduação fui monitor de turmas, fato que me despertou para essa área da educação em saúde e de multiplicar o conhecimento. Quando surgiu a oportunidade de vir para o SENAC, em 2008, compreendi que era o momento de transmitir os meus conhecimentos e transformar vidas, assim como um dia transformaram a minha. E, em 2016, quando fiz o curso de instrutor em simulação clínica realística, entendi que era nessa linha de ensino que iria adotar para a minha vida profissional dali para frente; mesmo ano em que concluí o MBA em Educação Corporativa, que teve como projeto de conclusão a “Capacitação em simulação realística em atendimento de saúde sob a ótica da humanização do cuidado”. Nesse momento, confirmei que, de fato, dar aula usando a metodologia da simulação realística seria minha paixão!”, diz.

Messias, como é conhecido pelos familiares e amigos de infância, é também especialista em Unidade de Tratamento Intensivo; Auditoria de Sistema de Saúde; Educação Corporativa e Enfermagem do Trabalho. É também autor do capítulo “Administração de medicamentos” do Curso Didático de Enfermagem, instrutor de simulação clínica realística e membro da Associação Brasileira de Simulações na Saúde (ABRASSIM) e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/RJ). Além disso, adquiriu e aprimorou seus conhecimentos atuando na assistência à saúde e em empresas de grande porte e com certificações internacionais. Atuou em Emergência geral, Emergência pediátrica e neonatal, CTI geral, CTI cardíaco, Unidade Coronária, Unidade de Internação e na assistência domiciliar. É também membro da equipe executiva responsável pela idealização, elaboração, implantação e execução de projetos de grande relevância para o SENAC-RJ, tais como o Novos laboratórios para o Seguimento Saúde e Beleza, Labsaúde-Centro de Simulação Realística, e Laboratório para o segmento saúde animal: Modo Pet e Lab Pet.

O início de sua carreira na Enfermagem

Manoel Messias é nascido em Bebida Velha, distrito de Pureza, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Norte (RN). Quem conhece seus títulos não imagina que uma oportunidade de trabalho aos 13/14 anos em uma farmácia de um conhecido da família, em uma cidade próxima, Touros (RN), foi o que o fez descobrir sua vocação profissional e também missão de vida. “Naquela época, as farmácias aplicavam injeções, faziam curativos e logo tomei gosto por essa área de saúde. E, em aproximadamente dois anos e meio, me tornei responsável por uma farmácia em Touros”, relembra, chegando ao cargo de gerência do estabelecimento aos 16 anos. Ele relata que o esforço em trabalhar como ‘jovem aprendiz’ (termo que não existia na época) em uma cidade diferente de onde morava era um incentivo aos seus estudos, uma vez que, em sua região não havia escolas para o segundo grau (hoje Ensino Médio).

Determinado, aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, a convite de amigos que já haviam se estabelecido na capital carioca. “Era um sonho conhecer e morar no Rio, pois desde menino via na televisão as imagens sobre a cidade maravilhosa e, então, não pensei duas vezes. Larguei tudo e fui com a cara e a coragem”, conta.

Coragem essa que Messias teve de sobra: “Depois de uma semana conhecendo o Rio de Janeiro, o dinheiro acabou e eu precisava trabalhar. Um dos meus amigos trabalhava em um restaurante e havia surgido uma vaga para ajudante de cozinha e lá fui eu. Mas, a vontade de voltar para o ramo da farmácia estava latente e, depois de uma semana trabalhando no restaurante, pedi as contas para ir em busca de um emprego na área onde eu tinha conhecimento. Peguei um ônibus sem saber para onde ia e, ao chegar no ponto final, que era também em um local que eu não conhecia, havia uma farmácia em frente. Não tive dúvidas: procurei o gerente e pedi emprego, dizendo que tinha experiência no ramo. Ele aceitou minha proposta e passei a trabalhar de imediato. Juntamente com o emprego de balconista de farmácia, comecei a cursar Técnico em Enfermagem, visando nas oportunidades profissionais, que eram melhores do que as da área de Farmácia. E então fui me apaixonando cada vez mais pela profissão. Ao longo do curso, um professor acreditou que eu tinha vocação para a profissão e me chamou para estagiar em um hospital público. Tão logo me formei, fui efetivado e lá fiquei durante 5 anos. E, assim, começaram a surgir diversas oportunidades que me permitiram ir galgando posições dentro da profissão”, destaca Messias.

Oportunidades essas como atuar, entre 2001 e 2005, como Técnico de Enfermagem, simultaneamente, durante quatro anos, em duas instituições de saúde renomadas: “Trabalhei, ao meu ver, nos dois melhores hospitais particulares do Rio de Janeiro da época, Casa de Saúde São José (CSSJ), em Humaitá, e Clínica São Vicente, da Gávea (CSV). E por entender que já estava no ápice como Técnico em Enfermagem, senti a necessidade de fazer a graduação e claro, escolhi a Enfermagem por estar completamente apaixonado pela profissão. Não foi fácil naquele período, dava plantão noturno, todas as noites, e estudava durante o dia. Foram quatro anos e meio de muita luta, mas, no último ano da faculdade, decidi sair da CSSJ e ficar apenas na CSV e me dedicar mais aos estudos. E logo, iniciei, concomitante à graduação, minha primeira pós-graduação, a de Terapia Intensiva, que conclui seis meses depois de ter me graduado. Quando concluí a graduação, fiz o processo seletivo da CSV para Enfermeiro e passei, iniciando ali minha carreira como enfermeiro no qual, e lá atuei em diversos setores por mais de 10 anos. Paralelamente a CSV, entre 2008 e 2010 trabalhei com supervisor e gerente de Enfermagem na Pronep – Home Care”, conta o especialista.

E, seguindo esse intenso ritmo de trabalho, Manoel, ao entrar no SENAC, continuou, paralelamente, na assistência intra-hospitalar até 2013.

“Sempre trabalhando em duas instituições, nessa época,trabalhava, muitas vezes, 36 horas ininterruptas”, diz. Mas seu amor por atender era tamanho, que mesmo depois que parou de trabalhar nos hospitais, para não ficar longe dos pacientes, abriu uma empresa própria, a SerEnf – Serviços de Enfermagem, para atendimento em domicílio, que mantém até hoje.

“Para os meus pacientes, faço atendimento personalizado, único, de acordo com as suas necessidades”, destaca o enfermeiro.

Referência no ensino da enfermagem

Por conta de toda a sua experiência, em 2022, Manoel Messias Teixeira Silva recebeu o Prêmio Anna Nery (foto em destaque) como reconhecimento de sua atuação e de sua contribuição à formação de profissionais na área da saúde: “É o resultado de muito trabalho que venho desenvolvendo ao longo de anos no estado do Rio de Janeiro em prol da Enfermagem, especialmente depois que cheguei no SENAC, quando entrei na empresa, só tínhamos duas ou três unidades que ofereciam cursos da área de Enfermagem. Hoje, estamos em 17 unidades e a diretoria estuda a possibilidade de ampliar ainda mais”, ressalta.

Segundo o especialista, desde de 2010 a instituição tem investido fortemente na área de Enfermagem com a aquisição de novos recursos e nos últimos anos, em tecnologias inovadoras, como Body Interact: “Trata-se de uma ferramenta de simulação clínica incrível, ao oferecer aos estudantes uma experiência realista e imersiva que conduz o aluno à tomada de decisão em situações simuladas de saúde, permitindo-os experimentar cenários complexos em um ambiente seguro e controlado. Além disso, destaco outros ganhos na aprendizagem, como execução da prática na tomada de decisão (que ajuda no desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico e aprimora a capacidade de tomar decisões precisas em situações críticas, de forma segura), e o feedback imediato (que permite que o aluno possa entender melhor os resultados de suas decisões e corrigir possíveis erros ou lacunas em seu conhecimento. Outro destaque de Body Interact é a possibilidade de personalizar a aprendizagem, de acordo com o nível de conhecimento e habilidades clínicas dos alunos, que garante que cada aluno possa se concentrar nas áreas que precisam de mais atenção e, por fim, a aprendizagem em equipe, que ajuda a desenvolver no aluno habilidades de comunicação e trabalho conjunto, fundamentais para a prática clínica do dia-a-dia”, salienta Silva.

Por isso, de acordo com o especialista, a aquisição de recursos tecnológicos para o aprimoramento dos cursos do SENAC reforça ainda mais o reconhecimento da instituição como uma das principais do país no ensino do técnico em Enfermagem: “Agregar novas tecnologias aos nossos cursos traz uma mudança ainda mais significativa, não só no Estado do Rio de Janeiro, como também no Brasil, uma vez que a tecnologia tem grande importância para potencializar a capacitação dos estudantes de Enfermagem, oferecendo novas formas de ensino e aprendizagem, que são mais interativas, imersivas e personalizadas e que vão além das metodologias tradicionais”, ressalta. Manoel Messias complementa ainda ao reforçar a necessidade nos dias atuais da inclusão na grade curricular das simulações clínicas, Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), aprendizagem online e aplicativos e softwares de ensino para melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Ele atualmente exerce ainda no SENAC-RJ a função de especialista de saúde, responsável técnico pelos cursos das áreas de Enfermagem, Óptica, Prótese Dentária, Podologia, Segurança do Trabalho, Saúde Animal e Cuidador de Idosos. Coordena também o desenvolvimento de novos produtos e projetos, tais como: criação e revisão de todo portfólio dos cursos técnicos, especializações, aperfeiçoamentos e capacitações profissionais aos colaboradores da instituição. É também responsável pelo apoio técnico e especializado a toda rede SENAC-RJ no que tange a área de saúde, segurança e saúde animal.

Perspectivas do ensino da Enfermagem nos próximos anos

Segundo o especialista, “existem diversas perspectivas para o ensino da Enfermagem no Brasil nos próximos anos que se baseiam em tendências e desafios atuais. Na minha opinião, acredito ser uma via sem volta em relação ao uso cada vez maior das novas tecnologias. Espera-se que as instituições de ensino adotem cada vez mais ferramentas e metodologias de ensino que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade do ensino. Entendo que haverá necessidade do fortalecimento da formação em Saúde Mental devido ao aumento das demandas por atendimento a pessoas com doenças mentais. Por isso, acredito ainda que as instituições de ensino de Enfermagem devem investir mais em programas de formação que visem capacitar os estudantes para atuarem nessa área. Além disso, a abordagem na humanização do cuidado será indispensável, as instituições terão que adequar seus currículos incluindo programas de formação que visem desenvolver habilidades humanas e interpessoais, para que os alunos possam oferecer um atendimento mais empático e humanizado.  Ou seja: devemos focar cada vez mais na integração da prática com a teoria e a inovação, sem deixar lado a humanização, a fim de prepararmos os estudantes para o mercado de trabalho de forma mais adequada e eficiente para atender as necessidades dos pacientes”, finaliza.

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

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