Pesquisar

“Eye Tracker e Uso na Saúde”, uma cartilha para desmistificar o uso do rastreador ocular

Foto de um olho azul em close e sobre ele uns desenhos gráficos de medição.

A Terapeuta Ocupacional Rayssa Béder acaba de publicar o recurso educacional “Eye Tracker e Uso na Saúde”, que tem por objetivo desmistificar o rastreador ocular e mostrar seu potencial uso, não apenas em reabilitação de pessoas com deficiência, mas, no contexto da pesquisa científica em diversas áreas da saúde. 

“O Eye tracker é um equipamento que registra para onde olhamos, como movemos o olhar e para onde direcionamos nossa atenção e foco diante de um estímulo visual. Este registro se dá por meio da emissão de raios infravermelhos em direção aos olhos do usuário com o objetivo de coletar informações acerca do movimento visual. Vale ressaltar que no Brasil, o conhecimento sobre o rastreamento ocular ainda é tímido quando comparamos com a Europa, por exemplo. Por isso, acredito que nós, profissionais que trabalhamos com essa tecnologia, devemos ser sementes disseminadoras do conhecimento sobre o rastreador ocular por sua ampla contribuição em diversas áreas da saúde”, ressalta. 

A cartilha é produto das vivências acadêmicas vinculadas ao Curso de Especialização em Reabilitação Visual do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais UNIFESP / EPM e das pesquisas realizadas pela terapeuta para ingresso probatório no programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais UNIFESP / EPM. O material “Eye Tracker e Uso na Saúde” faz parte das pesquisas em Eye Tracking desenvolvidas no Laboratório de Inovação de Tecnologia em Saúde (LITS), com apoio da Associação Amigos da Escola Paulista (Fundo patrimonial para apoio às atividades de ensino da Escola Paulista de Medicina), com orientação do Professor Dr. Vagner Rogério dos Santos, coordenador do LITS. 

A terapeuta enfatiza: “Na minha rotina eu costumo receber tantas perguntas instigantes sobre o rastreamento ocular, que a ideia do material é que seja uma cartilha de fácil compreensão por todos e potencialize o uso do Eye Tracker nas pesquisas e intervenções em saúde. Por isso, um dos meus grandes objetivos é que seja bastante compartilhada para que a informação esteja acessível a quem realmente pode se beneficiar com o Eye Tracker, assim como instrumentalize pesquisadores de diferentes áreas do país”, diz a Terapeuta Ocupacional. 

Por isso, segundo ela, a cartilha traz todas as informações iniciais, necessárias para a compreensão sobre o rastreamento ocular: o que é, como funciona, quais tipos de eye tracker existem e de que forma a área da saúde pode explorá-lo em seu máximo potencial. “Um dos meus objetivos é que o material chegue, principalmente, ao conhecimento dos profissionais da saúde para que tenham ciência do quanto o Eye Tracker pode contribuir com os usuários”, explica.“Eye Tracker e Uso na Saúde” está disponível no repositório da UNIFESP e pode ser acessado gratuitamente pelo link: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67989. PAIVA, Rayssa Béder César; SANTOS, Vagner Rogério. Eye Tracker e uso na saúde. [Livro Eletrônico]. São Paulo: Ed. Autora. 2023. ISBN 978-65-72119-5.

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes