Pesquisar

Centro Universitário São Camilo revoluciona o ensino de anatomia com plastinado von Hagens

Dra Cibele Maciel de Miranda utilizando o espécime em uma aula – foto: Centro Universitário São Camilo

Não é à toa que o Centro Universitário São Camilo é referência no ensino de Medicina no país: juntamente com um corpo docente diferenciado, a instituição oferece uma completa e moderna infraestrutura de seus laboratórios, equipados com recursos tecnológicos de ponta. Exatamente por essa preocupação constante em proporcionar o melhor currículo aos estudantes para a atuação médica, é que o São Camilo acaba de dar um passo revolucionário no ensino de anatomia: adquiriu um dos espécimes mais fascinantes do exclusivo método de plastinação von Hagens – uma cabeça, que auxiliará na compreensão dos alunos sobre suas delicadas estruturas internas.

Desenvolvida pelo Dr. Gunther von Hagens, na Alemanha, a técnica da plastinação oferece espécimes de anatomia real ao utilizar corpos reais de pessoas que, em vida, autorizaram o uso de seus corpos à plastinação, como contribuição aos estudos da Medicina. “Reconhecemos a peça da von Hagens como uma obra de arte pelo trabalho que é feito e por ser um exemplar exclusivo, onde não haverá nenhuma igual no mundo – pode ter alguma parecida por ter o mesmo corte, mas estamos falando de um recurso humano e, por isso, com características anatômicas próprias que diferenciam uma pessoa para outra -, o que nos traz uma grande satisfação de um recurso que foi elaborado sob medida para os nossos alunos, para que consigam ter, além da exclusividade da peça, uma maior qualidade no estudo”, diz André Barros, Coordenador dos Laboratórios Didáticos e do Centro de Simulação Realística do Centro Universitário São Camilo.

De acordo com ele, a instituição possui três segmentos para o estudo de anatomia: corpos naturais, preparados pelo time da São Camilo; recursos artificiais, que são peças sintéticas fornecidas por diversas empresas; e lousas interativas de softwares de anatomia, que possibilitam a visão tridimensional do organismo. “Consideramos que os três segmentos são complementares, porque há estruturas que só podem ser visualizadas e contextualizadas no corpo natural; outras mais simples e são melhor estudadas por meio de peças artificiais mais robustas, que podem ser ampliadas para melhor compreensão. Há ainda o segmento dos nossos softwares que, por sua vez, mimetizam o funcionamento normal do organismo, onde o estudante consegue ver o comportamento do tecido, músculo e órgão, conforme são estimulados em uma pessoa com vida, o que não é possível em cadáver. Além disso, os corpos que utilizamos são glicerinados pela técnica Giacomini, processo que, com o passar do tempo, apresenta desgaste natural, como coloração e textura das peças. O espécime von Hagens possibilita ao estudante uma visualização real de estruturas mais profundas e sensíveis que a técnica de Giacomini não consegue alcançar, além da manutenção da cor e textura que são preservadas pelo método da plastinação”, explica André. Ele cita ainda que a instituição tem uma área jurídica responsável pelos trâmites legais para o recebimento de doação de corpos, sendo referência às demais universidades.

Plastinado von Hagens em aula

Cibele Maciel de Miranda, professora das disciplinas Anatomia Geral e Neuroanatomia do Centro Universitário São Camilo, e também mentora da Liga de Anatomia Clínica (onde é realizada a dissecção das peças), foi uma das primeiras docentes a utilizar em aula o espécime von Hagens: “Os alunos ficaram encantados! Conheci os plastinados em 2007, quando a von Hagens veio pela primeira vez ao Brasil em forma de exposição. Na época, cheguei a levar alguns alunos para verem de perto a metodologia e todos ficaram impressionados. Agora, com a oportunidade de estudarem anatomia com um plastinado exclusivo, a aula torna-se ainda mais fascinante, principalmente pelo fato da peça estar muito próxima da realidade”, encanta-se a docente. Cibele concorda com o Coordenador André quanto aos resultados diferenciados alcançados com a técnica von Hagens – algo que não é possível com o uso da glicerina e do formol: “A coloração que não é desgastada ao longo do tempo, bem como a textura conservada das estruturas, considerando ser um artigo biológico, realmente encanta todos – alunos e nós, professores. Vale ressaltar outro ponto de excelência do recurso, que é a habilidade ímpar da dissecção da peça, conferindo um resultado espetacular ao espécime”, destaca Cibele, que complementa: “Trata-se de um material muito bonito e extremamente rico em detalhes – fatores importantes para o aluno entender melhor a localização das estruturas, correlacionando-as com suas posições nos corpos em estudo. De fato, não há palavras para descrever a riqueza de pontos positivos no estudo de anatomia”, diz.  

Processo de aquisição do plastinado von Hagens

“Eu conheci a metodologia von Hagens quando era apresentada em exposições apenas como arte e quando descobrimos que os espécimes seriam vendidos, entendemos que seria uma importante aquisição para a nossa instituição pelos ganhos pedagógicos que o estudo com um plastinado confere aos alunos”, explica o Dr. Raphael Einsfeld Simões Ferreira, Doutor em neurologia/neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo, atual Coordenador do Curso de Graduação em Medicina e dos Programas de Residência Médica do Centro Universitário São Camilo.

Segundo ele, o processo de aquisição do plastinado, a partir da decisão do corpo docente, junto à Reitoria, foi considerado rápido: “Quando identificamos no ano passado que poderia melhorar a aprendizagem dos nossos alunos de forma diferenciada, nos programamos para em 2023 fazermos a aquisição de pelo menos uma peça, que nos permitirá compreender como os alunos e docentes irão se relacionar com o espécime. A ideia é que a instituição se programe para uma aquisição dos plastinados von Hagens a cada ano e, assim, de forma estruturada, será construído um legado para as futuras gerações que se formarão no Centro Universitário São Camilo”, salienta o Coordenador, ao ressaltar a surpreendente durabilidade que a metodologia de plastinação von Hagens confere às peças.

“E conseguir trazer um espécime desses para a instituição só foi possível graças a pessoas que acreditam na importância de conferir aos nossos alunos os melhores recursos para potencializar ainda mais a aprendizagem e a nossa metodologia de ensino. Por isso, um agradecimento em especial ao Reitor do Centro Universitário São Camilo/SP, Padre João Batista Gomes de Lima; ao Reitor do Centro Universitário São Camilo/ES, Padre Anísio Baldessin; e ao Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário São Camilo/SP, Professor Dr. Carlos Ferrara Júnior”, destaca o Dr. Raphael.

Mais informações:

https://saocamilo-sp.br/

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes