“Canto em Pictograma”: acessibilidade em forma de música

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

“A música é uma das formas de linguagem capaz de expressar sentimentos e emoções. O uso interativo da música oferece oportunidades de imitação (gestos, expressões faciais e corporais, vocalizações), sincronização e atenção conjunta, que envolvem a interação e a comunicação social. Além de incentivar processos cognitivos, memória, consciência rítmica e fonológica (rimas, percepção musical), leitura e escrita, habilidades psicomotoras (orientação espaço temporal, esquema corporal), fortalece afetos e relações. O fazer musical insere o indivíduo numa atividade prazerosa que promove autoestima, bem estar, cultura e identidade”, explica a fonoaudióloga e musicoterapeuta especialista, Renata Dall’ Agnol Ferreira*, que atua no atendimento clínico de crianças e jovens com ênfase em desenvolvimento da linguagem, voz, apraxia, transtornos motores da fala e comunicação alternativa com especialização em Autismo.

Pensando em todo esse potencial da música como ferramenta de desenvolvimento da linguagem é que surgiu o “Canto em Pictograma”, um projeto artístico comprometido com a acessibilidade da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)** e com a cultura popular tradicional brasileira, veiculado no canal da especialista no YouTube – Renata Voz Canto Música Comunicação. “Desenvolvemos e produzimos vídeos com canções populares tradicionais brasileiras, especialmente arranjadas e simbolizadas através de pictogramas, utilizados nos sistemas de CSA. Foi idealizado a partir da reflexão sobre as possibilidades do uso da CSA nos seus vários momentos, atividades e brincadeiras e em quão significativa é a música como identidade histórica e social ao longo da vida. Além do uso dos pictogramas, os arranjos foram pensados e elaborados favorecendo melodia, ritmo, variações instrumentais, para favorecer a compreensão e expressão da linguagem”, explica. 

Renata coordena o projeto, que conta com a parceria do músico e arranjador Daniel Agabiti, da fonoaudióloga Monica Bevilacqua, responsável pela elaboração e adaptação das letras das músicas em pictogramas; Dan Motta na produção e Jimmy Broo na edição dos vídeos. 

Segundo a especialista, para este ano, a equipe tem planos para a expansão da produção: “A ideia é continuarmos produzindo vídeos com canções populares, contos infantis, além de vídeos informativos e vídeos que envolvam música e, dessa maneira, que o projeto possa ser uma contribuição às famílias com crianças com necessidades complexas de comunicação como opção acessível de atividade para fazer em casa ou até mesmo em sessões de terapia”. 

Confiram o trabalho lindo da especialista:

Link para o canal da Renata Canto e Voz

*Renata Dall’ Agnol Ferreira é fonoaudióloga (Crfa2/18492) e musicoterapeuta especialista (Apemesp 3/210232). Atua profissionalmente no atendimento clínico com crianças e jovens, com ênfase em desenvolvimento da linguagem, voz, apraxia e transtornos motores da fala, e comunicação alternativa. Tem especialização em Autismo (Flacso – Arg) e Voz (CEV-SP). Certificação método Hanen (NY e SP) e Prompt I e II (SP e Buenos Aires), PECS 1 (SP) e PODD (SP), Terapeuta Benenzon de Musicoterapia (Buenos Aires-Arg).
Idealizadora do Projeto “Canto em Pictograma” – canções expressadas através de pictogramas CSA.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *