Pesquisar

Buscar equidade para as pessoas com severas alterações na linguagem oral pela Comunicação Alternativa

Uma associação que foi criada em 1983, nos Estados Unidos, com o objetivo de “promover a melhor comunicação possível para pessoas com necessidades complexas de comunicação” por meio de Comunicação Alternativa; que tem sede no Canadá e já se espalhou por mais de 15 países. No Brasil, a ISAAC existe há 13 anos e se mantém por meio de trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas. Porém ainda há obstáculos. “O acesso ao trabalho de comunicação alternativa ainda é muito restrito no país”, diz Eliana Cristina Moreira, fonoaudióloga e presidente da ISAAC-Brasil, nesta entrevista para o Blog Civiam. “Outro importante fato que é que ainda temos uma escassez de serviços de assistência em Comunicação Alternativa nos serviços públicos de Saúde. E na área da Educação, poucas são as escolas preparadas para receber e atender as crianças e adolescentes com necessidades complexas de comunicação.”

Segundo os dados do mais recente Censo Demográfico do IBGE, de 2010 (veja aqui) mais de 23% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, grupo que inclui as pessoas para quem a Comunicação Alternativa é direcionada.

Mas vamos voltar um pouco. O que é Comunicação Alternativa, e quem precisa dela?

“A Comunicação Alternativa é um termo genérico para “Augmentative and Alternative Communication (AAC)”. No Brasil temos três distintas traduções: Comunicação Suplementar e Alternativa; Comunicação Alternativa e Ampliada e Comunicação Alternativa e Aumentativa, mas existe um consenso de que a nomenclatura “Comunicação Alternativa” é muito restrita, pois a grande maioria dos usuários utiliza também formas associadas: a vocalização, o olhar, gestos, expressão facial, etc.

É uma área da prática clínica que se destina a compensar (temporariamente ou permanentemente) as alterações ou incapacidades da oralização – os distúrbios severos na linguagem oral – por meio de recursos de alta e baixa tecnologia, e adaptações como pranchas de comunicação (com sistemas gráficos), comunicadores e/ou programas de informática. É uma área relativamente nova que combina o conhecimento e o trabalho de profissionais de diversos campos, de formas inter e multidisciplinar: saúde, educação, informática, tecnologia, etc. É direcionada a todas as pessoas com necessidades complexas de comunicação. Ou seja, pessoas com deficiências que comprometem a comunicação – e que impossibilitem a efetividade na expressão de seus desejos, pensamentos e opiniões…”

Fonte: Facebook ISAAC-Brasil

Eliana explica que estas limitações podem ser consequência de diferentes diagnósticos. Entre estes paralisia cerebral, autismo, atrasos no desenvolvimento de linguagem, deficiência cognitiva, acidente vascular cerebral, afasia, traumatismo craniano, ataxia, doenças progressivas degenerativas (esclerose lateral amiotrófica, por exemplo), síndromes genéticas (Síndrome de Down, Angelman…), deficiências múltiplas, etc.

Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa

Como parte do trabalho da ISAAC-Brasil para atingir seus objetivos de inclusão da Comunicação Alternativa por aqui, a associação promove o Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. “É o nosso maior evento. Acontece bianualmente e reúne profissionais do país inteiro, e uma de nossas marcas é a presença das pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus familiares nas atividades, portanto é um evento aberto aos profissionais e também leigos que gostariam de se aproximar dessa área. 

No Congresso são organizadas conferências, mesas de discussão, fóruns, apresentações de trabalhos científicos em formato de pôster e/ou apresentações orais… Em todas essas modalidades há sempre o cuidado em proporcionar a atualização e ampliação dos conhecimentos na área da Comunicação Alternativa, e obviamente grande parte desse trabalho é realizado pela Comissão Científica da ISAAC-Brasil. Os associados também compartilham suas experiências no formato de minicursos abertos para os Congressistas e outras pessoas interessadas.”  

Paralelamente ao Congresso, é realizada uma feira para que empresas, instituições, e associações possam expor seus produtos e serviços, inclusive novidades em equipamentos e tecnologias. E há também atividades culturais para proporcionar momentos de descontração.

Em 2019, ocorrerá a oitava edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. De 4 a 7 de dezembro em Campinas (São Paulo).

A Importância da Família

Família é o núcleo central da organização da sociedade, e ela desenvolve importante papel no desenvolvimento da criança e do indivíduo no decorrer de toda a vida. Nos primeiros anos de vida é na família que a linguagem vai ser construída pela criança: nas suas relações e na suas particularidades. Também será o lugar da socialização primária. Assim, fica notória a sua importância para o desenvolvimento do trabalho de Comunicação Alternativa. Os familiares serão os principais interlocutores no cotidiano. Portanto, experiências exitosas nesse contexto são molas propulsoras para a inclusão na escola.

Muitos profissionais consideram os familiares membros da equipe, porque a opinião destas pessoas é muito importante – e suas contribuições, riquíssimas para o desenvolvimento e ampliação da Comunicação Alternativa na vida das pessoas com necessidades complexas de comunicação.”

Acervo Digital e Físico

A ISAAC Brasil mantém um acervo digital gratuito reunido a partir de artigos enviados por palestrantes dos Congressos, dissertações e teses científicas. No site também estão à venda alguns livros. Saiba mais aqui.

Eliana Cristina Moreira destaca outras duas ações da ISAAC. Os Encontros Regionais ocorrem desde 2014 com um trabalho em rede pelo país, e têm como objetivos “divulgar, compartilhar conhecimentos e experiências de CSA/CAA/CA e mobilizar a tríade, que é composta por profissionais, usuários de comunicação alternativa e seus familiares, para articular e fortalecer a área nas diferentes regiões do Brasil”. A Campanha Internacional de Divulgação da Comunicação Alternativa acontece durante todo o mês de outubro com palestras e cursos de formação, entre outras atividades.

Fonte: Facebook ISAAC-Brasil

Links e mais informações sobre a ISAAC-Brasil: http://www.isaacbrasil.org.br / https://www.facebook.com/isaacbrasil.ca

Agradecemos à Eliana pelo tempo e atenção. Até a próxima!

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes