fonte: Blog CAE Healthcare

“… Através da análise da literatura atual em todos os campos, fomos capazes de demonstrar que a realidade aumentada tem utilidade e viabilidade na prestação de cuidados clínicos em ambientes de atendimento a pacientes, em salas de operações e ambientes de internação e em educação e treinamento de prestadores de serviços de emergência … mais pesquisas sobre os usos da realidade aumentada terão um papel substancial na mudança de como a medicina de emergência, como especialidade, prestará atendimento e fornecerá educação e treinamento …”
Trecho tirado de “Realidade aumentada em medicina de emergência: uma revisão do escopo”
O atendimento pré-hospitalar, definido como “atendimento médico de emergência prestado aos pacientes antes da chegada ao hospital”, é essencial para o atendimento à saúde1. O calibre do treinamento recebido pelos profissionais de emergência determinará não apenas a qualidade do atendimento administrado durante esse período agudo, mas também terá um impacto significativo nos resultados subsequentes dos pacientes, resultando em uma estabilização bem-sucedida dos pacientes ou em um risco aumentado de mortalidade.
Os profissionais de emergência tomam decisões críticas no local, no momento, de natureza que salva vidas. O treinamento médico baseado em simulação com equipamento realista (simuladores de pacientes) continua a provar seu valor no ensino do tipo de pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão necessárias em situações de atendimento de emergência. Os alunos se beneficiam do treinamento em simulação em atendimento médico de emergência devido à oportunidade que oferece para aplicar a teoria à prática, enquanto permite que os alunos dominem os procedimentos de atendimento sem causar danos aos pacientes.
Realidade aumentada em treinamento de emergência em saúde
A realidade aumentada, que às vezes é chamada de ‘realidade mista’ ou ‘realidade combinada’, é uma tecnologia que permite que um ambiente do mundo real direto ou indireto ao vivo em tempo real seja aumentado / aprimorado pelas informações de imagens virtuais geradas por computador (Carmigniani & Furht, 2011; Lee, 2012).
- A realidade aumentada cria simulações hiper-realistas e visualmente dinâmicas
- A realidade aumentada coloca os alunos em um ambiente seguro para adquirir domínio de habilidades processuais
- Os ambientes de aprendizado de realidade aumentada têm a vantagem de fornecer conteúdo repetitivo e padronizado de maneira interativa
Quando usada em um ambiente de treinamento em saúde, a tecnologia de realidade aumentada fornece acesso ao material educacional em um contexto interativo que acelera a curva de aprendizado. Com estruturas anatômicas representadas como hologramas tridimensionais livres das restrições físicas do manequim, os aprendizes clínicos experimentam um senso pronunciado de presença, tornando-se mais engajados no realismo percebido da simulação.
Como a experiência em educação em saúde é imersiva e parece autêntica, os alunos de simulação estão mais aptos a melhorar sua aquisição de habilidades e conhecimentos, desenvolver um entendimento mais profundo das relações espaciais e dos conceitos médicos e executar tarefas psicomotoras-cognitivas com um nível de competência maior.

AresAR é o manequim de treinamento de atendimento de emergência CAE Ares aprimorado com a tecnologia de realidade aumentada do Microsoft HoloLens. É a primeira solução de treinamento em atendimento de emergência de realidade aumentada da CAE Healthcare para combinar a intuitividade do Microsoft HoloLens com o poder da CAE Physiology para treinamento verdadeiramente imersivo em suporte avançado de vida (ALS) e suporte avançado de vida cardíaco (ACLS).
CAE AresAR:
• Está disponível com experiências de aprendizagem simuladas (SCEs), com base nas emergências médicas mais comuns
• Oferece objetivos de aprendizagem relevantes para os prestadores de cuidados pré-hospitalares, enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde
• Pode ser operado no modo holograma, permitindo que os alunos percorram cenários de simulação com ou sem o manequim Ares
Seja ressuscitando um paciente após uma parada cardíaca ou respondendo a um motorista preso ao volante de um carro batido, o treinamento médico de emergência que utiliza educação baseada em simulação é altamente eficaz para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico que possibilitem respostas rápidas e decisões precisas em ambientes de assistência médica onde o tempo é essencial.
O que você tem feito para garantir a segurança do paciente? Conte sempre com a experiência da Civiam em simulação.
biografia:
1 Pre-hospital Emergency Medicine. The Lancet. Vol 386, Issue 10012, Dec. 2015
Rhys Gethin Thomas, Nigel William John & John Michael Delieu (2010) Augmented Reality for Anatomical Education, Journal of Visual Communication in Medicine
von Jan, Ute & Noll, Christoph & Behrends, Marianne & Albrecht, Urs-Vito. (2012). mARble – Augmented Reality in Medical Education. Biomedizinische Technik. Biomedical engineering. 57. 10.1515/bmt-2012-4252.
Zhu E, Hadadgar A, Masiello I, Zary N. 2014. Augmented reality in healthcare education: an integrative review. PeerJ 2:e469