Pesquisar

Um dia de diversão na Fundação Paiol Grande

Foto do acampamento Paiol Grande com diversas pessoas da APAE e diversos monitores do Paiol.

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (de 21 a 28 de agosto), a Fundação Paiol Grande recebe jovens e adultos atendidos pelas APAE’s de São Bento do Sapucaí e dos municípios vizinhos (Pindamonhangaba, Gonçalves, Paraisópolis, dentre outros) para um dia de diversão e alegria. “Essa ação surge a partir do reconhecimento da necessidade regional, e a responsabilidade social da Fundação em zelar pela comunidade de São Bento do Sapucaí e região. Para nós, recebermos as APAE’s da região na Semana da Pessoa com Necessidade Intelectual e Múltipla é reforçar nosso compromisso com um mundo mais igualitário e cidadão, e dar continuidade a uma ação que, na realidade, acontece durante todo o ano. O Acampamento Paiol Grande é um lugar para todas as pessoas, independentemente de qualquer condição física, intelectual ou classe social. Viver Paiol é uma experiência para todos”, salienta Murilo Santiago, Gerente Pedagógico do Paiol Grande.

Diversas pessoas vestindo camiseta branca com logo "Pingo". Todos sentados em uma escada com os braços para cima.

O projeto surgiu em 2016, a partir de um parceiro da Fundação de São Bento do Sapucaí atuante no Programa de Inclusão de Gonçalves – MG (PINGO). “Havendo a possibilidade de ofertar aos participantes do projeto um dia no Acampamento Paiol Grande, ambas as instituições abraçaram a ideia. A partir daí, o projeto PINGO passa a frequentar o Paiol Grande anualmente. E é justamente nessa temporada, que o Paiol entende a necessidade de participar ativamente na oferta de atividades para Pessoas com Necessidades Intelectuais e Múltiplas, tanto no âmbito do lazer, quanto da educação não formal”, diz 

Ele complementa: “A Fundação Paiol Grande entende a Semana como uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre as potencialidades, os direitos e as necessidades específicas de cada pessoa com necessidade intelectual e múltipla. Como uma fundação que desenvolve diversos trabalhos sociais, nós acreditamos que essa campanha é muito importante para promover a inclusão social, o combate ao preconceito e a garantia de uma vida digna, plena e igualitária a todos. Nós entendemos que todo ser humano tem o direito de participar ativamente da sociedade, expressar suas opiniões, escolher suas atividades e se divertir. Por isso, nós realizamos atividades lúdicas, educativas e recreativas que estimulam o desenvolvimento integral, a autonomia, a criatividade e a autoestima das crianças, jovens e adultos que participam do acampamento. Buscamos sensibilizar a comunidade paioleira sobre a importância de respeitar as diferenças, valorizar as habilidades e apoiar as potencialidades de todos”, salienta.

Garoto com camiseta da APAE segundando uma vara de pesca e uma linha com um peixinho na ponta. Ao seu lado um monitor do acampamento com a camiseta do Paio Grande.

Santiago ressalta ainda: “O preconceito, o capacitismo e a exclusão dessa população da sociedade vão contra os nossos valores, como o de respeito e companheirismo. Acreditamos que, enquanto instituição, somos um potencial agente de transformação através da educação, e que com ações afirmativas, podemos fazer do mundo um lugar melhor a partir de cada paioleiro (pessoa que participa de temporadas ou dias no Acampamento) que passa por aqui, e inclui, crianças, jovens e adultos com necessidade intelectual e múltipla”.

Em relação à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o executivo afirma: “Respeitar, incluir e integrar Pessoas com Necessidades Intelectuais e Múltiplas é uma responsabilidade de todos, enquanto indivíduo e enquanto sociedade. Juntos podemos fazer a diferença. Como diz o lema da Fundação Paiol Grande: ‘Juntos transformamos vidas’”.

Murilo explica ainda que ao participar de uma temporada no Acampamento Paiol Grande, todo acampante pagante contribui para os projetos sociais gratuitos da Fundação Paiol Grande com ONGs e escolas da rede pública de ensino. Ao longo do ano também são realizadas diversas ações de arrecadação e doação de alimentos, roupas e brinquedos que são destinados às famílias em condições de vulnerabilidade em São Bento do Sapucaí e região. 

Saiba mais:

https://paiolgrande.com.br/

https://www.acampamentopaiolgrande.com.br/

Redação Civiam

Entrevistas, histórias reais e conteúdo sobre diversos aspectos ligados às Tecnologias Assistivas e à educação na saúde.

Artigos recentes