Hoje é quase impossível imaginar a vida sem a tecnologia que está dentro dos nossos smartphones, tablets, etc – e grande parte da nossa comunicação atualmente acontece por meios digitais. Muitas coisas boas vêm desta modernidade. Mas algumas coisas são tão boas, que ajudam a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, como as com necessidades complexas de comunicação.
O tablet acessível é uma dessas tecnologias que mencionamos: é uma solução para comunicação alternativa que estimula a alfabetização de pessoas com dificuldade de comunicação. É leve, compacto, pode ser transportado a qualquer ambiente e permite aos professores, mães/pais e cuidadores a personalização do uso com diferentes métodos de acesso (varredura/touch) e em conjunto com softwares. Oferece acesso à internet e muitos outros recursos para que o aprendizado aconteça da maneira mais fácil possível.

A praticidade estimula o uso além do ambiente escolar, o que é muito positivo, porque possibilita a autonomia do usuário.
Afinal, imagina o seu filho, que antes não conseguia se comunicar, seja por alguma deficiência, conseguir expressar suas vontades e sentimentos por meio de um tablet? Os benefícios são inúmeros e a melhora na qualidade de vida é a principal delas.
Mas, vale lembrar que para saber qual tablet e qual o software mais indicado, o ideal é que tenha acompanhamento de um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta que conheça o uso dos recursos de tecnologia assistiva e da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para que haja um planejamento da evolução do usuário.
Que a educação e o acesso ao conhecimento estejam ao alcance de todos!