Ana Lúcia de Barros é escritora com quatro livros lançados e também colaboradora do Blog Civiam e da revista Bem Vindo A.Nós. Em 2015, ela fez uma apresentação no congresso ISAAC sobre sua experiência com os métodos de comunicação. A apresentação se chama ‘Em Busca da Minha Autonomia’. Abaixo, o texto que foi apresentado neste congresso. Este texto foi escrito com um computador acionado por rastreamento ocular, o Tobii I15.
Em Busca da Minha Autonomia
por Ana Lúcia de Barros
Sempre gostei de tecnologia. Sou da época da máquina de escrever. Foi quase um ano de muitas tentativas na máquina de escrever elétrica com a ponteira da cabeça, até que finalmente surgiram os teclados adaptados e os acionadores.
Com a ponteira de cabeça era difícil escrever; o que eu conseguia fazer de melhor com ela era pintar. Já com o acionador era mais fácil – com um pouco de treino logo comecei a escrever. O difícil foi quando tive que usar óculos. Ele atrapalhava o uso da cabeça no acionador.
Tive várias experiências com o computador, as tentativas foram muitas. Já tentei digitar no teclado com a ponteira de cabeça, o que era muito difícil – mesmo com a adaptação. Experimentei também um teclado maior e diferente do teclado normal, mas não deu certo; eu não conseguia acertar a tecla, mesmo com a colmeia.
Com o acionador foi possível usar o computador e o teclado com varredura. A terapeuta ocupacional avaliou quais partes do meu corpo eu podia usar para fazer o movimento de acionar. A cabeça foi o que mais deu certo.
Mas não era tão fácil assim usar a cabeça. É muito difícil controlar o movimento e muitas vezes a cabeça se movimenta sem eu querer e eu aciono errado. Então tenho que sair da varredura e começar de novo. Isto sempre foi muito cansativo e às vezes me desanimava, mas como era a única alternativa, usei o computador assim por muitos anos.
Há mais ou menos 4 anos, tive o prazer de conhecer o mouse que se movimenta com os olhos da Tobii, fiquei encantada.
Nunca pensei que poderia ter um só pra mim. Eu preciso ficar mais relaxada para usar o Tobii I15; ficar nervosa e ansiosa só aumentam os meus movimentos involuntários e atrapalham o controle dos olhos. É um grande aprendizado.
No meu computador Tobii, preferi um teclado virtual que aparece em blocos, pois a varredura destes blocos é parecida com a varredura na minha prancha de comunicação. Também acho mais fácil essa varredura em blocos para controlar o movimento dos olhos e fazer a escolha da letra. A letra destacada em cada bloco é maior, é mais fácil para selecionar.
Estou aprendendo a usar a predição de palavras; é muito legal porque fica mais rápido para escrever. Tenho um super-equipamento e agora sinto que estou evoluindo para alcançar minha autonomia.